Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 1 de outubro de 2011

Delegado de Búzios alerta

"Cada vez mais adolescentes e jovens participam de crimes violentos"

Na semana do policial civil, a revista Visão La Flora conversou com o delegado Mário Lamblet, titular da 127ª DP de Armação dos Búzios, que fez um alerta a sociedade para o aumento gradativo de jovens envolvidos com a criminalidade, um dos problemas sociais mais graves que a população brasileira enfrenta atualmente. Para Mário Lamblet, os casos que mais lhe chamaram a atenção desde que assumiu a 127ª DP, foram os latrocínios de dois taxistas, um de Cabo Frio e outro de Búzios, onde os envolvidos tinham 13, 19 e 20 anos respectivamente.


Brendo, 16 anos, era o bandido mais procurado de Búzios

Na semana passada, policiais civis apreenderam, em Cem Braças, o último participante do atentado ao DPO de Manguinhos, ocorrido na madrugada de quarta-feira (14). Trata-se de um menor, de 16 anos. Ele confessou que estava com mais dois elementos maiores de idade, (que foram encaminhados à Polinter em Araruama) no carro, de onde foram disparados os tiros de 38. O Ministério Público achou melhor encaminhá-lo à família, dada a participação ‘insignificante’ que o rapaz teria tido no episódio; ele não ficará detido. O ataque ao DPO foi feito em represália à morte de Brendo de Souza Pereira, contumaz traficante de Búzios. Segundo o jornal O Globo, quando tinha 14 anos, Brendo foi interrogado pelo juiz João Carlos Corrêa, e a ele prometeu durante o interrogatório que, quando saísse do Instituo Padre Severino, o mataria. Brendo havia saído da instituição há seis meses.
Na terça-feira (13) por volta das 23h, o traficante e sequestrador Brendo de Souza Pereira, de 18 anos, foi morto, de acordo com relatos, durante confronto com policiais do 25º BPM, no bairro da Tartaruga. Em represália à sua morte, traficantes atacaram a tiros o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) que fica em Manguinhos, na madrugada de quarta-feira (14). 

Logo após o ataque uma pessoa foi presa: Rafael de Souza Guimarães, vulgo Pandora, de 23 anos. Interceptado no bairro da Rasa por uma patrulha, Rafael dirigia o Fiat Uno usado no crime. De acordo com sua declaração dada à polícia, os tiros que atingiram o DPO foram disparados por Diego Gonçalves de Busquet, o Dieguinho, de 22 anos, que, após intensa operação policial em vários bairros de Búzios, foi entregue por uma denúncia anônima e pego ainda na quarta-feira, pela manhã, em um ônibus indo para Cabo Frio, altura da Baía Formosa. Diego, que já respondia a inquéritos por tráfico de drogas e crime contra o patrimônio, responderá também por atentado. No momento do ataque, só havia um PM no local. Ele conseguiu escapar dos dez tiros que acertaram vidros e fachada do prédio, jogando-se no chão.  

O traficante Brendo, que atuava em Cem Braças e no Capão, já possuía 15 anotações na polícia por crimes cometidos quando ainda era menor de idade. Segundo divulgado pelo Jornal Extra, aos 13 anos ele foi apreendido após matar o próprio tio, conhecido como Renato, teria sido morto por policiais em um tiroteio, no qual Brendo atingiu outra pessoa. Ao ver que o tio havia morrido, pegou seu casaco, o vestiu, e disse que ‘dali pra frente, quem mandava no local era ele’. 

Brendo deixou o Instituto Padre Severino, na Ilha do Governador, há seis meses, quando completou a maioridade. Em liberdade, trocou tiros pelo menos por três vezes com a PM. No sábado passado (10), ele sequestrou um menor e o manteve amarrado em uma árvore, no Capão, até que chegaram os policiais. Brendo teria soltado o garoto, e a mãe deste fez a denúncia aos PMs, de que ele estivera em cativeiro. Na ocasião também houve troca de tiros, e Brendo estaria, desde esse dia, escondido na casa de parentes, na Tartaruga.

Segundo Mario Lamblet, Brendo era o bandido mais procurado de Búzios por sua ligação com o tráfico de drogas, sequestros e roubos. A tensão agora paira sobre a disputa que se arma pelo comando das operações do tráfico de drogas na cidade.  





Bate-bola

Como andam os inquéritos dos casos em Búzios?
Os inquéritos estão sendo trabalhados dentro das nossas limitações. Quando assumi a delegacia, existiam quatro policiais exclusivos para esse trabalhão. Hoje passei a ter três exclusivos e doze para os inquéritos novos, o resultado foi um aumento de inquéritos concluídos.

Quais os dados estatísticos do índice de violência?
Os dados tem sido divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública). Tivemos um pequeno desvio em relação a meta estabelecida, claro que não significa aumento de criminalidade, mas estamos trabalhando para corrigir o desvio apresentado.

Com base na análise dos registros houve um acréscimo ou decréscimo dos crimes em geral?
Temos percebido um pequeno acréscimo (em torno de 50 ocorrências) em relação ao ano de 2010, entretanto tivemos várias re autuações (crimes da antiga 127 DP) que voltaram a ser investigados, e fazendo uma diminuição desses crimes estaríamos no mesmo patamar do último ano.

E com relação ao índice de homicídios?
Na alta temporada houve um desvio, mas tivemos êxito na elucidação de 70 % dos crimes; atualmente o índice está em queda.

E o trabalho de combate e repressão ao tráfico de drogas?
O trabalho é contínuo e em conjunto com a Polícia Militar, seja na repressão, seja na investigação, e temos resultados satisfatórios, como o aumento de prisões e apreensões de drogas na nossa região. A nossa idéia é sufocar o tráfico, melhorando assim a segurança durante a alta temporada.

Há uma ligação entre tráfico e homicídios?
Sim, existe uma pesquisa que relaciona cerca de 70 a 80 % dos casos de homicídios com o tráfico de drogas, envolvendo disputa por pontos, dívida do tráfico, entre outras motivações.

Qual o caso que mais lhe chamou a atenção desde que assumiu a 127ª DP?
Talvez os casos que chamaram atenção neste período, foram os dois latrocínios de dois taxistas, um de Cabo Frio e outro de Búzios, onde os envolvidos tinham 13, 19 e 20 anos respectivamente. Os casos foram solucionados, mas fica um alerta para a sociedade de cada vez mais a participação de adolescentes e jovens em crimes violentos.

Quais as maiores dificuldades que o senhor vem enfrentando na 127ª  DP? Há carência de policiais?
A desproporção de funcionários existe em qualquer área do serviço público ou privado, temos que trabalhar com a nossa realidade, o que nós procuramos é otimizar o que possuímos; hoje um dos maiores desafios é motivar o policial, justamente em face da estrutura existente. Em vista disso, temos conversado individualmente com cada policial para saber o que podemos melhorar, e assim fazermos um trabalho satisfatório.

O senhor acredita que a repressão aos criminosos na capital faz com que eles migrem para o interior?
É difícil acontecer essa migração, pois não temos campo para a demanda com a qual eles estão acostumados, o que pode acontecer é a vinda de algum nativo da terra que tenha parentes pela região; isso não quer dizer que haja uma migração, mas apesar disso continuamos monitorando qualquer informação ou denúncia nesse sentido.

No seu entendimento qual é o perfil do bandido que atua em Búzios? Búzios pode ser considerada uma Cidade violenta?
Pela experiência adquirida em 25 anos de polícia, considero Búzios uma cidade segura, não existe dentro do município lugar que o poder público não entre, mesmo assim, a de se considerar que a cidade cresceu nos últimos dez anos, e problemas novos apareceram, entretanto a polícia tem identificado esses desvios e temos procurado não deixá-los aumentar

Alguns crimes em Búzios nunca foram solucionados, o que o senhor pode falar a respeito?
Os casos onde não houve uma investigação inicial imediata, a qual colhesse possíveis indícios de autoria; os obstáculos encontrados, principalmente por parte da sociedade e até mesmo das famílias das vítimas, que continuam omitindo informações (por medo ou conivência), causam uma dificuldade natural para todos os que trabalham no serviço investigatório. Em se tratando do arrolamento de testemunhas, principalmente “in visu”, essas dificuldades transformam-se em impossibilidades. Por parte dos familiares da vítima, as informações prestadas quase sempre relatam a inocorrência de envolvimento desta com atividades ilícitas, como também a inexistência de inimigos que justificasse a morte ocorrida. O "vai e vem" do procedimento, além da troca constante de policiais responsáveis pela investigação, prejudica sobremaneira o desenvolvimento dos feitos, nos quais poderia se vislumbrar reais possibilidades de êxito, haja vista o grande número de ocorrências em relação ao número de policiais existentes. Mas temos procurado dar uma atenção nos crimes antigos, principalmente com o deslocamento de policias para trabalhar especificamente estes casos.



Conhecendo o delegado Lamblet:

Mário José Lamblet dos Santos. Aos 47 anos, esse escorpiano, evangélico casado e com um casal de filhos, também é professor universitário e tem como hobby andar com seu triciclo.
Time: Botafogo no coração.
Comida preferida: qualquer tipo de massa.
Escola de samba: uma simpatia pela Portela. “acho que é por causa da águia, que me lembra um dos símbolos da civil”.
Família: benção de Deus.
Deus: Deus sem você é Deus, você sem Deus é nada.
Trabalho: prazer em servir ao público, realização pessoal.
Uma meta: cada vez crescer dentro da sociedade.
Um sonho: paz entre os povos
Esporte e lazer: na primeira passagem por Búzios, praticava mergulho, mas a correria aumentou, está difícil.
Terapia de relaxamento: uma boa massagem relaxante.
Modo de vida: procurar sempre ajudar as pessoas, e estar de bem com vida e com Deus.
Se defina em uma frase: “Até aqui me ajudou o Senhor”
 Para denúncias a população pode usar o número telefônico da Delegacia  -  2623-2102

Ervas e chás naturais trazem danos ao fígado


Produtos alternativos podem causar hepatite crônica e cirrose hepática

Natalia Cuminale, de Salvador


Ervas e chás podem trazer danos permanentes ao fígado, como hepatite e cirrose - podendo evoluir para a necessidade de um transplante (ThinkStock)
Ervas naturais usadas para tratar constipação intestinal, gastrite, hemorróida, e diminuir a retenção de líquidos, entre outros sintomas, podem trazer complicações sérias ao fígado de quem as utiliza, como hepatite crônica e cirrose hepática. Embora não exista uma pesquisa sobre o tema, segundo Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, houve um aumento no número de casos de pacientes que procuram centros de hepatologia por causa da intoxicação do fígado, causado tanto por medicamentos alopatas como também por ervas e chás.

Em Cabo Frio, agência dos Correios no Largo Santo Antônio é assaltada




Mesmo em greve foram roubados
Por volta das 8hs da manhã de sexta feira, 30, funcionários dos Correios, no Largo Santo Antônio, centro de Cabo Frio,  foram rendidos por 3 elementos armados. O tesoureiro da agência, informou que quando entrava no estacionamento subterrâneo com sua motocicleta, encontrou o supervisor e o segurança da agência. Até então, achava que tudo estava normal, quando foi abordado por um dos três elementos, que haviam rendido os dois funcionários. Entraram com tranquilidade e esperaram os outros funcionários chegarem, onde também foram rendidos e presos no banheiro. 

Prazo para pedir isenção de taxa da OAB vai só até hoje


Solicitação deve ser feita via internet; lista de aprovados será divulgada dia 4 de outubro
Os candidatos interessados em pedir a isenção da taxa do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) têm até este sábado (1º) para se inscrever. 
A isenção deve ser requerida via internet pelo site da OAB ou nos endereços eletrônicos das seccionais até às 23h59 (horário de Brasília). 

Anvisa decide na semana que vem se bane emagrecedores


Medicamentos à base de anfetamina devem ser banidos

A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa e vota na próxima terça-feira (4) a proposta de proibição da venda de medicamentos emagrecedores no país. O encontro foi agendado para as 8h30 na sede do órgão.
No final de agosto, após reunião fechada, os diretoresoptaram por deixar a votação sobre o tema para um encontro aberto ao público. A intenção, segundo a Anvisa, é dar transparência ao processo de tomada de decisão e dar amplo conhecimento ao relatório, que tem cerca de 700 páginas.
A retirada do mercado dos emagrecedores à base de anfetaminas é praticamente certa, uma vez que a equipe técnica da Anvisa e a câmara técnica, formada por especialistas que assessoram o órgão, concordam que os riscos do uso dessas substâncias superam os benefícios.

Redução da quantidade de etanol na gasolina começa a valer a partir de hoje


Medida é precaução para o caso de safras ruins e não deve afetar o bolso do consumidor

A partir de hoje (1º), a quantidade de etanol anidro misturada à gasolina cai de 25% para 20%. A medida foi tomada pelo governo como precaução, em função das incertezas em relação à safra de cana-de-açúcar e ao comportamento dos mercados global e interno de etanol. A nova proporção será adotada por tempo indeterminado.

Benefício de aposentado que trabalha ficará maior


Segundo Garibaldi Alves, se aprovada pelo STF, desaposentação será feita nas agências
Por Aline Salgado
Mais de 500 mil aposentados, hoje no mercado de trabalho, estão perto de ver seusbenefícios aumentados automaticamente, por recálculo nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, caso o Supremo Tribunal Federal aprovar a questão, a Previdência irá pagar a troca automaticamente. O custo chegaria a R$2,8 bilhões por ano, segundo o secretário de Políticas da Pasta, Leonardo Rollim.
O direito de ter o novo tempo de contribuição adicionados ao benefício saiu de pauta do Supremo Tribunal Federal em 31 de agosto e ainda não tem data para voltar. De acordo com dados do STF, mais de 70 mil ações tramitam na Justiça requerendo a desaposentação.

No Rio, bombeiros farão protesto na praia aos domingos


Categoria quer sensibilizar população; Leblon foi escolhido porque abriga casa de Cabral
Agência Brasil
Os bombeiros militares realizaram uma assembleia na noite de ontem (30) onde decidiram que, a partir deste domingo (2) e durante todos os finais de semana de outubro, vão se concentrar em frente ao posto 12 do Grupamento Marítimo de Salvamento, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. No local, eles vão distribuir panfletos e colar adesivos nos carros para chamar a atenção da população sobre a grande manifestação marcada para o dia 30 de outubro, quando vão se juntar a outras categorias do funcionalismo estadual, como professores, profissionais da área de saúde, policiais, para pedir o impeachment do governador Sérgio Cabral (PMDB). 

Polícia Militar anuncia novas mudanças no comando da corporação

A Polícia Militar anunciou algumas mudanças no comando da corporação, decididas em reunião na sexta-feira (30) pelo novo comandante-geral, Erir Ribeiro Costa Filho. As informações foram anunciadas pela assessoria de imprensa da PM neste sábado.
O coronel Luiz Castro comandará o 1º Comando Policiamento de Área (CPA) e o coronel Frederico Caldas será o novo Relações Públicas da PM. O coronel Ibis Pereira da Silva, por sua vez, assume a chefia da Academia de Polícia Militar Dom João VI.  De acordo com a assessoria, outras nomeações serão anunciadas assim que publicadas no boletim interno da PM.
Chefia das UPPs tem novo comandante
O coronel Rogério Seabra é o novo comandante do Comando de Policiamento Comunitário (CPP), responsável pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), principal programa de segurança do governo Sérgio Cabral. O oficial assume o lugar do coronel Róbson Rodrigues, que assume o Estado Maior Administrativo.
Na tarde desta sexta-feira, o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho assumiu oficialmente o cargo de comandante-feral da Polícia Militar. Após uma posse sem cerimônia, Costa Filho já começou a despachar no Quartel General usando terno e gravata, ainda sem o uniforme oficial. Mais cedo, o novo comandante-geral se reuniu com o comandante do Estado Maior, coronel Alberto Pinheiro Neto, e a chefe de gabinete, coronel Katia Boaventura, para definir as diretrizes da administração da corporação.
Governador elogia ex-comandante
O governador Sérgio Cabral elogiou o trabalho do secretário de Segurança José Mariano Beltrame, do ex-comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, e negou que haja uma crise no governo. Durante cerimônia do Programa 'Minha Casa, Minha Vida', em Queimados, na Baixada, nesta sexta-feira, Cabral disse que tem total confiança em Beltrame e reforçou que o secretário possui autonomia para escolher os chefes das polícias Militar e Civil.

Ao comentar a saída de Mário Sérgio e a entrada de Erir Ribeiro da Costa Filho, o governador afirmou que a decisão foi tomada por Beltrame. "Foi escolha dele (Beltrame). Ele escolheu o Ubiratan (Ângelo, ex-comandante), o Mário Sérgio e agora o Erir Ribeiro. Todas foram excelentes escolhas", disse.
Cabral fez questão de elogiar o trabalho do ex-comandante-geral, que ainda se recupera de uma cirurgia no Hospital Central da PM. "O que acontece é que a política de segurança pública é superior às pessoas. Quero agradecer ao Mário Sérgio, que saiu com uma dignidade exemplar. Ele assumiu a responsabilidade que de fato o secretário dá para seus subordinados e ao mesmo tempo reconheceu a importância da política de segurança pública", avaliou.
Perguntado sobre a prisão do tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, acusado de mandar assassinar a juíza Patrícia Acioli, o governador não comentou o caso.

Comando linha-dura
Com a missão de combater a corrupção na Polícia Militar do Rio, o coronel Costa Filho foi nomeado nesta quinta-feira o novo comandante-geral da PM. Linha-dura, o oficial foi o escolhido pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para substituir o coronel Mário Sérgio Duarte, que pediu exoneração do cargo na noite de quarta-feira. 
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Pinheiro Neto , Costa Filho, Beltrame e Kátia Nery: secretário apresenta nova cúpula da Polícia Militar | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Costa Filho avisou que não haverá tolerância com desvios de conduta. E que os comandantes terão que dar o exemplo. “Os que me conhecem sabem que os dignos terão meu apoio. Para os outros, a lei. (...) E os líderes terão que dar o exemplo. Aqueles que não derem responderão por isso”, decretou o comandante, que também prometeu reforçar a corregedoria.
Policial que combate o crime com operações diariamente nas ruas
Erir Ribeiro Costa Filho tem 53 anos, é carioca, liderou o Batalhão de Choque, foi diretor de apoio logístico do Quartel General e comandante do 2º Comando de Policiamento de Área (Zona Oeste). Seu perfil aponta para um policial ‘à moda antiga’: combate o crime nas ruas diariamente, não se restringindo ao que dizem estudos sociais e planejamentos dos setores de Inteligência.
Em 2003, comandava o 4º BPM (São Cristóvão) e acusou o então secretário estadual de Esportes, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, de ter relações com o tráfico.
Na época, o tenente-coronel denunciou Chiquinho, que teria pedido trégua no combate ao tráfico na Mangueira. Chiquinho disse que solicitou mudanças só nos horários das ações, para que não coincidissem com a entrada e saída nas escolas.
A Corregedoria do Governo do Estado — o Rio era governado por Rosinha Garotinho — arquivou a investigação. Para o corregedor João Luiz Duboc Pinaud, ele tem conduta exemplar. O coronel, que está há 31 anos na PM, coordenava até ontem o Centro de Comando e Controle, setor que monitora câmeras da cidade, e o sistema 190. Foi condecorado com medalhas Distintivo Lealdade e Constância (2000), Ordem do Mérito D. João VI (2006), Tiradentes (2003), entre outras.
Destaque na ocupação do Alemão e da Penha
Homem que comandou a primeira tentativa da Segurança Pública do Rio de Janeiro de ocupar o Complexo do Alemão — quando 19 pessoas foram mortas, em junho de 2007 —, o coronel Alberto Pinheiro Neto, 47 anos, é o novo chefe do Estado- Maior Operacional da PM. Eele assume cargo deixado pelo coronel Álvaro Garcia.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Pinheiro Neto foi comandante do Bope entre os anos de 2007 e 2009 | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Há 26 anos na polícia, o coronel foi comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entre 2007 e 2009. Antes de assumir o Estado-Maior, o oficial chefiava a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Polícia Militar.
Após comandar a primeira investida, Pinheiro Neto foi fundamental para que, em novembro do ano passado, os complexos do Alemão e da Penha fossem ocupados pelas Forças de Pacificação.
Pinheiro Neto fez cursos de Operações Especiais, de Negociação de Conflitos e Superior de Polícia Integrado. Também foi condecorado com o distintivo da Lealdade e Constância, em 2000, além da Medalha do Mérito D. João VI, em 2007, e da Medalha Tiradentes, em 2008.
Mulher na cúpula da PM
Aos 47 anos, a coronel Kátia Neri Nunes Boaventura faz história ao ser a primeira mulher a assumir um cargo na cúpula da Polícia Militar. Ela é a nova chefe de gabinete da corporação, cargo antes ocupado pelo coronel Carlos Eduardo Millan.
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
Coronel Kátia está há 28 anos na corporação e sua última função foi comandar a Academia de Polícia | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
A carioca está há 28 anos na corporação e sua última função foi comandar a Academia de Polícia Dom João VI. Ela foi chefe de gabinete do Comando Geral em 2007. Tornou-se comandante do 10º BPM (Barra do Piraí), em 2009. A coronel fez cursos de Polícia Judiciária Militar, Superior de Polícia Militar, Formação de Tutores, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises e Sistema e Gestão em Segurança Pública.

Termina neste sábado prazo para garantir desconto na conta de energia

Cadastramento deve ser feito nas lojas das concessionárias de energia

Termina neste sábado (1º) o prazo de recadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício que reduz o valor da conta de luz. Os clientes que apresentaram uma média de consumo superior a 30 kWh nos últimos 12 meses, devem se apresentar nas lojas das concessionárias de energia para atualizar o cadastro.
Durante cadastramento, o beneficiário deve informar o NIS (Número de Inscrição Social), obtido ao se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal, e levar o CPF (Certificado de Pessoa Física) e o RG (Registro Geral), a carteira de identidade. Os clientes que não possuem o NIS devem ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu município e se inscrever no Cadastro Único.
Para os clientes que apresentaram média de consumo menor ou igual a 30 kWh nos últimos 12 meses, o prazo para manutenção da Tarifa Social de energia elétrica termina no dia 1º de novembro.

McDonald's abre seleção para 37 vagas para cargos de gerência


Candidatos farão nove meses de treinamento para assumir gerência. 
Vagas são para SP, RJ, PE, RS e DF.
Atendentes do McDonald's
O McDonald's abriu inscrições do Programa Fast Track, que busca candidatos que passarão por nove meses por formação, integração e avaliação e serão preparados para assumir a gerência de um dos restaurantes da rede, com toda a gestão da operação, finanças e da equipe do estabelecimento.
São 37 vagas para São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Os candidatos devem ter formação superior completa, podendo ser considerada formação em cursos técnicos; disponibilidade para mudanças e viagens; conhecimento na operação do varejo e/ou cadeias de fast food.
O processo seletivo inclui triagem de currículos, teste online (português/lógica/ ficha inteligente/e-talent), dinâmica de grupo, entrevista coletiva e entrevista individual no cliente.
As inscrições devem ser feitas pelo link www.grupodmrh.vagas.com.br/ve432383 até 30 de outubro.

A força do pilates


O método começa a ser indicado por médicos e ganha espaço dentro dos hospitais para auxiliar na recuperação de males como dor, câncer e doenças neurológicas
Rachel Costa
Assista ao vídeo e entenda por que o pilates também é considerado um remédio precioso : 

2011_09_12_ED3_ISTOE_PILATES_255.jpg
chamada.jpg
No mundo do fitness, a explosão de novas modalidades é uma constante. Mas, normalmente, com a mesma velocidade com que surgem, elas desaparecem após poucos meses. Quando resistem, tornam-se aqueles fenômenos que mudam a história da malhação e a maneira como enxergamos a atividade física. Foi assim com o surgimento da aeróbica, com a expansão da musculação e assim está sendo com o Pilates. Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o método rapidamente caiu no gosto dos bailarinos, que o usavam como complemento ao treino. Mas foi só a partir da década de 90 que se popularizou, atraindo milhares de adeptos em todo o mundo e tornando-se a maior revolução do fitness dos últimos anos. Só nos Estados Unidos, primeiro país a receber um estúdio com aulas da modalidade (ministradas pelo próprio Pilates em Nova York), estima-se que cerca de dez milhões de pessoas o pratiquem. No Brasil, não há dados precisos, mas o crescimento pode ser observado pela grande quantidade de estúdios e de pessoas que se confessam fãs do Pilates. “A rápida percepção dos resultados incentiva cada vez mais gente a aderir à técnica”, analisa a fisioterapeuta Solaine Perini, presidente da Associação Brasileira de Pilates. “Isso faz dele o método de condicionamento físico que mais ganha adeptos no mundo.”

Professor universitário mata aluna a tiros no DF


Um professor universitário do curso de direito do Uniceub, em Brasília, matou uma aluna de 24 anos a tiros ontem. Segundo a Polícia Militar, ele estava inconformado com o fim do relacionamento.
O suspeito esperou a vítima sair da faculdade. Armado, ele a obrigou a entrar no carro e atirou contra ela. Depois de rodar por horas com o corpo dentro do veículo da vítima, o professor seguiu até uma delegacia e se entregou à polícia.
Depois de prestar depoimento, o homem foi levado para a carceragem da Polícia Civil.
AE

Em um dia, cerca de R$ 20 mil foram roubados em dois assaltos em Cabo Frio

Pela manhã, uma agência dos Correios na cidade foi assaltada. Às tarde, funcionária de construtora foi rendida e trancada no banheiro.
Dois assaltos marcaram a tarde de sexta-feira (30) em Cabo Frio. Um escritório em um prédio comercial e uma agência dos Correios foram alvos dos bandidos.

Em Cabo Frio, Paulo de Miranda é reeleito comodoro do Costa Azul


Posse acontece neste sábado
A reunião de posse dos conselheiros do Costa Azul Iate Clube, que elegem o comodoro, a nova diretoria e o conselho fiscal, em Cabo Frio para a escolha de sua nova diretoria, acontece neste sábado, dia 1ª de outubro, na sede do clube. A eleição que ocorreu no último dia 22, anteriormente estava marcada para 13 de agosto, mas foi embargada por uma liminar apresentada pela oposição do clube.
- Eles achavam que estava tudo irregular, mas a Justiça decidiu a nosso favor, defende o empresário Paulo de Miranda Carvalho, reeleito comodoro do Costa Azul.
- Eles não tinham substância nos argumentos que vinham proferindo. Para você ser contra uma administração, você tem que apontar falhas e ou apresentar projetos. Mas, eles não têm e por isso, fui reeleito no dia 22.
Com mais de 30 anos de clube, o economista Ademar Albuquerque, que é membro nato do Conselho Deliberativo e diretor financeiro defende a reeleição de Paulo de Miranda.
- O grande mérito da administração dele é que quando entrou no clube, a sede ia a leilão por dívidas com o patrimônio, sem contar as dívidas com INSS, Prolagos e o comércio. Hoje, nosso clube trabalha com fluxos de caixa, tem aplicações financeiras e tem como projeto ampliar a náutica com abertura para barcos de grande porte, que não existe em Cabo Frio. A nossa ideia é fazer uma marina que possa abrigar em terra esses barcos que hoje ficam ancorados no Canal do Itajuru.

O resumo dos principais jornais neste sábado

O Globo

Manchete: Chefe da PM surpreende e troca dez no comando

Nova testemunha revela que tenente-coronel também queria matar inspetor

Após tomar posse sem qualquer cerimônia militar, o novo comandante da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, começou ontem mesmo a mexer na cúpula da corporação. Pelo menos dez oficiais foram trocados - e as mudanças não vão parar. Os substituídos são de unidades que coordenam batalhões, cargos de administração, finanças e logística, o serviço reservado e até o comando das UPPs. O coronel também criou o Comando de Policiamento Especializado, que vai coordenar Bope, Choque, Polícia Rodoviária, Turismo e Cavalaria. Um dos cabos presos sob a acusação de envolvimento na execução da juíza Patrícia Acioli resolveu contar o que sabe em troca de proteção e redução da pena. Em depoimento à Justiça, disse que o ex-comandante do 7º BPM se referiu ao crime como "um grande favor" e que o plano envolvida também o assassinato de um inspetor da Polícia Civil. (Págs, 1, 18 e 22)

EUA matam americano da Al -Qaeda

Num ataque com um avião não tripulado, os EUA mataram ontem no Iêmen o americano Arwar al-Awlaki, principal propagandista da al-Qaeda na Península Arábica. A execução de Awlaki - que não foi a julgamento - gerou críticas de entidades de direitos civis dos EUA. (Págs. 1 e 42)

Lindbergh diz que Sarney prejudica o Rio

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acusou o presidente do Senado, José Sarney, de estar por trás da tentativa de tirar do Rio recursos dos royalties do petróleo para beneficiar o Maranhão. "É uma agressão federativa". (Págs. 1 e 3)

Fundo cambial e dólar: as melhores aplicações do mês (Págs. 1 e 29)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Projeto permite segurança privada armada em ônibus

Objetivo da medida, que também alcança estádios e presídios, é liberar PMs para policiamento das ruas.

O "estatuto da segurança privada", - projeto elaborado pelo Ministério da Justiça para a Copa e que depende de aval do Congresso - permite contratação de empresas para fazer a segurança armada de presídios, estádios, metrô e até ônibus.

O objetivo da medida é liberar efetivos da PM hoje dedicados a atuar no sistema carcerário e nos jogos de futebol para policiar as ruas. O texto autoriza a participação de capital estrangeiro nas empresas de segurança no país em até 49%.
O projeto é discutido desde 2007. Para o governo, a legislação de segurança privada, de 1983, precisa ser atualizada. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Foto Legenda: Unidos da paralisação

Funcionários dos Correios, que entram no 18º dia de greve, e bancários, que dizem ter parado 40% das agências, protestam juntos em SP. (Págs. 1 e Mercado B17)

Ataque dos EUA mata no Iêmen líder da AL Qaeda

Um ataque dos EUA matou, no Iêmen, o clérigo radical Anwar al Awlaki, de cidadania iemenita-americana, mentor de ataques terroristas recentes da AL Qaeda.

Ele foi morto por uma míssil disparado de avião não tripulado, segundo funcionários dos dois governos.

Obama disse que o clérigo convocava pessoas pelo mundo a matar inocentes.
O assassinato de AL Awlaki gerou discussão nos EUA sobre a legalidade de atacar cidadãos do país sem processo judicial - na ação, foi morto outro americano ligado à Al Qaeda. (Mundo A16)

Crise é chance de reduzir juro com cautela, afirma Dilma

Em discurso a empresários, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo está abrindo espaço para que o Banco Central possa aproveitar a crise externa e iniciar um ciclo "cauteloso e responsável" de redução da taxa básica de juros.

Dilma disse que o país está mais preparado para a crise do que em 2008, mas "não pode errar". (Poder A4)

Walter Ceneviva: Corregedora do CNJ tem missão de fiscalizar e punir

Em face do que diz a Constituição, a função da corregedoria-geral do CNJ, Eliana Calmon, inclui fiscalizar, investigar, processar e punir aqueles que saiam da linha compatível com a dignidade da função. (Págs, 1 e Cotidiano C2)

Kassab vai antecipar receitas que caberiam a sucessor (Págs. 1 e Cotidiano C8)

Editoriais

Leia "Sobre distorções", que analisa perspectivas para a economia brasileira, e "Acúmulo de sujeira", acerca do fracasso na limpeza do rio Pinheiros. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Dilma e Mantega sinalizam que juros podem voltar a cair

"Temos toda munição monetária, que EUA e Europa não dispõem", diz ministro

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizaram ontem que a taxa de juros pode voltar a cair como forma de combater os efeitos da crise internacional. A presidente ressaltou que o governo não vai baixar os juros básicos movidos simplesmente pela reivindicação de agentes econômicos. "Vamos manter a trajetória de redução de juros de acordo com as condições econômicas do País", afirmou Dilma, para quem o Brasil vem sendo beneficiado pelo centário deflacionário causado pelo baixo crescimento das economias centrais. Segundo Mantega, o Brasil tem algo entre R$ 400 bilhões e R$ 500 bilhões em depósitos compulsórios que poderiam ser acionados em caso de necessidade. "Temos toda munição monetária, coisas que os Estados Unidos e Europa não dispõem. Nós temos, por exemplo, a taxa de juros mais alta do mundo, e podemos reduzi-la", afirmou o ministro. (Págs. 1 e Economia B1)
Presidente agora é mais popular no Sul
Ibope mostra que, após a "faxina" de Dilma no governo, o Sul é a região que mais aprova sua gestão, com 57%. No Sudeste, são 54% e no Nordeste, 50%. (Págs. 1 e Nacional AB)

Aloysio faz críticas e amplia crise no PSDB

O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) aumentou a crise do PSDB ao usar o Twitter para criticar a direção do partido em São Paulo por tê-lo "ignorado" na propaganda tucana no Estado. Ele atacou também a ausência de José Serra no programa. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse não ter entendido o motivo da revolta de Aloysio. (Págs. 1 e Nacional A4)

Kassab abre 'pacote de bondades' para 2012

Para o ano que vem, quando tentará fazer seu sucessor, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), triplicou a previsão de investimentos e dará reajustes acima da inflação e professores, médicos e guardas-civis. O "pacote de vondades" repete estratégia de 2008, quando o prefeito se reelegeu. Só em investimentos serão R$ 6,1 bilhões - neste ano, a mesma verba não deve chegar a R$ 2,5 bilhões. A estimativa de gastos da Prefeitura cresceu 12%. (Págs. 1, Cidades C1 e C3)

Alckmin aposta em metrô
Investimentos vão crescer 10% em 2012, segundo a proposta orçamentária do governo paulista. (Págs. 1 e Cidades C3)

União usará lucro de aeroportos privatizados

Anunciado ontem, o modelo de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília permitirá que o governo se aproprie de parcela do lucro das futuras concessionárias para financiar aeroportos regionais ou deficitários. As companhias aéreas ficam de fora do negócio. O preço mínimo a ser pago pelos aeroportos não foi definido. O leilão está previsto para dezembro. (Págs. 1 e Economia B6)

Consumo de antibiótico cresce, apesar de restrição (Págs. 1 e Vida A26)

Shopping Center Norte fica aberto, mas multa não cai

Uma liminar impediu, ontem, a interdição do Shopping Center Norte por risco de explosão por vazamento de gás metano. A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai recorrer. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) manteve a multa diária de R$ 17.450 ao shopping até que sejam instalados equipamentos para eliminação do gás. (Págs. 1 e Cidades C5)

EUA matam americano líder da AL-Qaeda no Iêmen (Pág. 1 e Internacional A14)

Consumo de antibiótico cresce, apesar de restrição (Págs. 1 e Vida A26)

Celso Ming - A reboque dos fatos

As alterações no Fundo de Estabilidade Financeira Européia chegaram tarde e, mais que tudo, são insuficientes. (Págs. 1 e Economia B2)

Jackie Calmes e Mark Landler - Caminho eleitoral alternativo

Obama aposta em mudanças demográficas de Estados republicanos para compensar a perda de apoio em áreas afetadas pelo desemprego. (Págs. 1 e Visão Global A20)

Notas & Informações

É surpreendente o fato de que até hoje Maluf jamais tenha sido condenado á prisão. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Professor de direito mata aluna e entrega o corpo em delegacia

Suênia Souza Faria, de 24 anos, foi abordada por Rendrik Vieira Rodrigues, de 35, logo após sair do UniCeub, por volta das 14h30. Entraram no carro dela e deixaram o estacionamento da faculdade.

Inconformado com o fim do relacionamento, ele a assassinou com dois tiros na cabeça e um no tórax. (Página 36)

Supremo avalia limites do CNJ

Redução dos poderes do Conselho Nacional de Justiça poder além da limitação de julgar e punir magistrados. (Página 2)

Trabalhar na sexta? Eles não

Deputados somem. Atrasam a votação de proposta de interesse do governo e deixam até turistas frustados. (Página 6)

Segredo: Conselho do BB não sabia da saída de diretorias do DF (Página 17)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas
Manchete: Ensina-me a conviver

O aumento de 140% nos registros de violência nas escolas públicas de BH no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2010, as agressões entre alunos e a professores, menores armados e até tentiva de homicídio a tiros mobilizam poderes e instituições no estado. 

O MP discute com as cidades polos a assinatura de compromisso para combate ao bullyng e, junto com representantes de servidores e educadores, prepara um mapeamento dos casos de agressão. Na segunda-feira, o sindicato dos professores da rede particular lança campanha para mostrar o ambiente de tensão em que os docentes trabalham e propor soluções. (Págs. 1, 19 e 21)

Minas ganha maior fatia do incentivo à exportação

Presidente Dilma Rousseff anuncia liberação de R$ 1,95 bilhão para incremento às vendas externas. Minas é o estado que receberá mais: R$ 350 milhões serão repassados aos municípios. (Págs. 1, 11 e 12)

Campo de concentração no Sul de MG

Quartel do Exército em Pouso Alegre, no Sul de Minas, manteve confinados por mais de dois anos durante a Segunda Guerra 62 tripulantes de navio alemão afundado na costa nordestina. (Págs. 1 e 26)

Importador já disputa espaço nos navios (Págs. 1 e 13)

Orçamento do estado cresce 14% para 2012 (Págs. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Acidentes de moto viram epidemia cara

Governo lançou campanha de conscientização. Cálculos mostram que um motoqueiro acidentado custa, em média, R$ 154 mil aos cofres do Estado. Só em 2010, houve gasto de R$ 493 milhões. (Págs. 1 e Cidades 6)

Mais 15 fábricas vão se instalar em Pernambuco

No anúncio de ontem, destaque foi a unidade de peças para motores, a primeira indústria de Glória do Goitá. (Págs. 1 e Economia 4)

Univasf decide manter Enem como vestibular

Conselho optou pelo exame nacional para selecionar suas 1.330 vagas.(Págs. 1 e Cidades 5)

Horário de verão vai começar no dia 16 (Págs. 1 e Economia 9)

Trens do metrô terão câmeras de segurança (Págs. 1 e Cidades 8)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Mudança na estratégia das detenções reduz lotação de presídios

Secretaria de Segurança Pública credita à "repressão com qualidade", tendo como alvo grandes criminosos, a queda de 1,5 mil presos nos últimos nove meses (Págs. 1 e 31)

Efeito faxina: Sul é o que mais aprova governo Dilma

Pesquisa CNI/Ibope aponta aumento de 12 pontos percentuais na região entre julho e setembro (Págs. 1 e 8)

Artigos: O lado bom e o lado ruim das UPPs

Especialistas divergem sobre eficácia da ação da polícia em áreas de risco (Págs. 1 e 15)

A novela dos pedágios: Conselhão sugere não renovar concessões (Págs. 1 e 6)
AE