Ano Novo? 2012 começa com notícias de desabamentos por causas das chuvas


O mês de janeiro de 2012 começou com notícias semelhantes as do início de 2011 e de anos anteriores.  Enchentes e desmoronamentos causados pelo excesso da chuva voltaram a acontecer no novo ano, provocando a morte de dezenas de pessoas.  Com os acidentes, a imprensa novamente cobre estes casos que em muitos casos acabam com vítimas fatais.
Anderson Scardoelli


Na primeira edição do ‘Jornal Hoje’, da TV Globo, em 2012 foi noticiada que uma tempestade na região nordeste de Belo Horizonte (MG) fez um córrego que corta a cidade transbordar. O telejornal informou que os danos só não foram piores graças ao pedreiro Charles Pereira da Silva. Mostrando a correnteza arrastando carros, o noticiário mostrou que Charles salvou três pessoas que estavam dentro de seus automóveis. “Foi um herói. A gente só pode chamar assim”, afirmou a apresentadora Sandra Annenberg.

Porém, o telejornal vespertino mostrou outro acidente envolvendo as chuvas na capital mineira. O ‘Jornal Hoje’ informou que um prédio por pouco não desabou com todos os moradores dentro. De acordo com a reportagem de Viviane Possato, a polícia esvaziou o local 20 segundos antes de ele vir abaixo. Apesar do trabalho da PM, um homem morreu por não resistir os ferimentos dos escombros. Outra repórter da Globo Minas, Larissa Carvalho afirmou que não para de chover em BH desde o primeiro minuto de 2012.
BH-chuva
                          Região de Belo Horizonte sofre com chuvas. 
                          (Imagem: Reprodução/TV Globo)

O desabamento do prédio residencial, que ficava no bairro Caiçara, região noroeste de Belo Horizonte, também foi notícia no UOL. O site ainda publicou que em Contagem, cidade que faz divisa com a capital de Minas Gerais, uma casa também desabou, deixando pessoas sob os escombros. A queda de uma barreira da BR 359 na altura de Ouro Preto (MG) também foi mencionada pelo portal de notícias mantido pelo Grupo Folha.

Além de Ouro Preto e BH, outros municípios mineiros sofrem com problemas causados pelas chuvas. O jornal Hoje em Dia informou que as cidades de Itabirito e Brumadinho, ambos na região metropolitana de Belo Horizonte, ficaram ilhadas devido às inundações que atingiram a localidade. A publicação noticiou que o nível da água subiu tanto que o Corpo de Bombeiros precisou usar barcos para resgatar parte da população que estava na zona de risco.

Chuvas atingem o Rio de Janeiro
Não é apenas o estado de Minas Gerais que sofre com problemas climáticos desde o começo do ano. Sem ter a mesma proporção dos desastres de 2010, a região serrana do Rio de Janeiro volta a encarar alagamentos, o que também ganha a cobertura da imprensa. De acordo com o G1, Nova Friburgo está em estado de alerta máximo desde o primeiro dia de 2012. “Há registros de falta de luz em pontos da Região Serrana. De acordo com a Ampla, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, houve reforço nas equipes para o atendimento das ocorrências”, informou o site.

Comentários