Detran divulga calendário de vistoria anual de veículos 2012


Este ano, o órgão espera inspecionar 2,5 milhões de carros, motos e caminhões, 200 mil a mais do que em 2011. O primeiro prazo, válido para donos de veículos com placa terminada em zero, termina no dia 30 de abril. O calendário vai até 30 de novembro, data limite para o final de placa 9.
Para agilizar o atendimento aos motoristas, estão sendo instaladas mais 44 linhas de vistoria em postos da região metropolitana. A criação delas foi possível graças à reorganização dos espaços. Além dessas, outras 11 novas linhas serão abertas ao longo deste ano com a inauguração de postos nas cidades de Itaguaí, Mesquita, Miguel Pereira, Saquarema e Três Rios. Com essa ampliação, serão atendidos, mensalmente, 80 mil veículos a mais do que no ano passado.
Quem comprou veículos particulares 0km com capacidade para até cinco passageiros no ano passado não precisará fazer vistoria em 2012. Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, a medida vai liberar cerca de 300 mil veículos da inspeção.
— Estudos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Detran concluíram que veículos novos de uso não intensivo, como automóveis e motos particulares, não poluem o ar acima das medidas fixadas pela legislação — explicou Avelino, lembrando que todas as salas de espera dos postos estão sendo equipadas com ar-condicionado e televisão.
Guia de IPVA já está disponível


Antes de marcar a vistoria, o motorista deve pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A guia necessária para quitar o tributo deste ano está disponível a partir desta segunda-feira nos sites www.bradesco.com.br e www.fazenda.rj.gov.br. Para retirar o documento, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
O IPVA poderá ser quitado em qualquer banco. O motorista que pagar à vista terá desconto de 10%. Outra opção é dividir o valor em três parcelas, mas sem o abatimento. Cerca de 2,5 milhões de veículos serão tributados.

Comentários