Em Arraial do Cabo, conscientização ambiental com os quiosqueiros da Praia Grande


A Secretaria Municipal do Ambiente em parceria com a Cooperativa Coop Clean e o apoio da Ong Guardiões do Mar, realizaram na última quinta-feira (19), a entrega de bombonas para coleta de óleo de cozinha usado nos quiosques, restaurantes e bares na nova orla da Praia Grande.
A atividade está em consonância com o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal do Estado do Rio de Janeiro (PROVE) que incentiva o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção do biodiesel, contribuindo assim na preservação do meio ambiente.


O programa garante a coleta seletiva solidária e oportunidade de trabalho e renda para setores vulneráveis da população, como os catadores de materiais recicláveis. Reunidos em cooperativas populares, os trabalhadores deste segmento encontram, através da autogestão e da solidariedade, uma forma de confirmarem sua cidadania.
- Muito bacana esta iniciativa da prefeitura – disse Tião, um dos quioqueiros mais antigos da Praia Grande.
- O óleo vegetal reciclado é transformado em biodiesel, um combustível mais barato e menos poluente, que substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo em motores automotivos – informa o secretário David Barreto.
 O descarte do óleo de cozinha nos ralos, além poluir lagoas e praias, interfere no equilíbrio desses ecossistemas e aumenta os custos de manutenção da rede de esgoto.

-- 
Márcia Plácido
Coordenadora de Comunicação
Mtb/RJ 22.189
            (22) 7835-8639      
ID 88*2837

Comentários