Em Arraial do Cabo, Samba Ambiental abre calendário de eventos da Fundação de Meio Ambiente


Objetivo é promover educação ambiental através da música 
 A Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia abriu, oficialmente, o calendário de eventos no último sábado (21), com a realização do Samba Ambiental, na Feira Municipal, na Prainha.
O projeto, cujo objetivo é utilizar a música como forma de sensibilização ecológica, teve sua edição inaugural em 2010 e recomeça agora com força total. Além de muita música, o evento apresentou os trabalhos realizados pela Fundação e ainda contou com a distribuição de folders informativos e mostra de trabalhos realizados pelo Departamento de Educação Ambiental da instituição, culminando com uma roda de samba promovida por músicos da cidade e outros que trabalham na própria Fundação.


Para o presidente da Fundação, Wanderson Jardim, o Pequeno, a participação da população é fundamental.
- Música é uma coisa que tem um alto poder agregador e mobilizador, além de estar intimamente ligada ao meio ambiente. Então pensamos que seria muito importante utilizar a arte como forma de sensibilizar a população e os visitantes que estão na cidade para as questões ambientais de nosso município, promovendo educação ambiental. A feira é o lugar perfeito para isso, pois acho que poucos lugares são tão populares  e democráticos como ela – destacou Pequeno.
De acordo com o Diretor de Eventos da instituição, Gustavo Távora, também estão previstos para 2012, dois seminários de educação ambiental e o Circuito Municipal de Cultura Ecológica (CMCE). Este último será sempre realizado nas praias da cidade, nos feriados e/ou fins de semana, e contará com a participação e o apoio dos alunos do projeto Jovens Guardiões Ecológicos (JGE). As atividades contemplam limpeza e emplacamento das praias com totens informativos, passeio ciclístico ambiental, apresentação de projetos da FMMAPCT, música ao vivo com artistas locais, apresentações culturais, distribuição de camisas, adesivos, folders e informativos, oficinas de reciclagem, verificação de pressão e exames de diabetes.
O calendário e o roteiro das praias abrangidas pelo CMCE é o seguinte:

1ª Praia dos Anjos – dia 28 de Janeiro – sábado
2ª Praia Grande – dia 11 de Fevereiro – sábado
3ª Praia do Forno – dia 07 de abril – sábado (Semana Santa)
4ª Prainha – dia 28 de Abril – sábado (feriado do dia do trabalho 1º de maio, terça feira)
5ª Praia do Pontal – dia 07 de Junho - quinta-feira (Corpus Christi)
6ª Prainhas do Pontal – dia 14 de Julho – sábado (férias escolares)
7ª Lagoa de Monte Alto – dia 07 de Setembro - sexta-feira (Independência)
8ª Praia de Monte Alto – dia 12 de Outubro – sexta feira (N. Sra. Aparecida)
9ª Praia de Figueira – dia 02 de Novembro – sexta feira (Finados)

Comentários