Em Rio das Ostras, de volta peça que revisita o universo do cangaço


O espetáculo teatral “O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza” volta ao Teatro Popular de Rio das Ostras neste sábado e domingo, dias 14 e 15 de janeiro, às 20h. Pessoas de diferentes idades, desde crianças a partir de 12 anos até idosos, vão se divertir com o espetáculo, que recria o universo do cangaço.


Vencedor do prêmio melhor cenário no IV Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, além de receber indicações para melhor esquete, melhor iluminação e melhor texto original, a proposta de encenação do espetáculo nasceu de forma inusitada. Em 2008, durante uma aula do professor Reynaldo Lisboa no curso técnico de teatro do Centro de Formação Artística de Rio das Ostras, alguns alunos interpretaram cangaceiros.
Aproveitando aquele exercício de interpretação dos alunos, Reynaldo organizou a ideia em diálogos, possibilitando a formação do esquete intitulado “O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza”, que fez sua estreia no festival de teatro.

NOVA MONTAGEM - O grupo Artittude decidiu remontar o esquete, transformando-o em uma peça maior, com adaptações de Henrique Haddefinir e direção de Carlos Henrique Pimentel. Foram adicionados novos personagens que revivem o cangaço, um fenômeno social que ocorreu nas décadas de 20 e 30, principalmente no sertão nordestino brasileiro, no qual se destacou Virgulino Ferreira da Silva, o lendário Lampião.
Nesse contexto, o espetáculo acompanha o bando de Maria Urtigão durante o período em que os cangaceiros estavam sendo perseguidos pelo governo de Getúlio Vargas, vivendo situações de ameaça, perseguição e miséria. Contudo, apesar das circunstâncias, o clima é de uma comédia de costumes – gênero teatral extremamente popular que se caracteriza pela criação de tipos e situações de época, com uma sutil sátira social - que demonstra com muito bom humor e trapalhadas um período histórico do Brasil.

FICHA TÉCNICA:
Argumentos: Ana Karenina
Diálogos Originais:Reynaldo Lisboa
Adaptação: Henrique Haddefinir
Direção: Carlos Henrique Pimentel
Cenário/Figurino: Lúcia Reis
Elenco:  Adilson Lopes, Dricka Ferrary, Ana Karenina, Daniele Brandão,  Eliane Soares,Graça Morenah, Jane Leite, Néia Oliveira,
Rennan Magalhães e Verônica Arêas.
Iluminação: Carlão
Montagem da Sonoplastia: Victor Hugo Mafra
Operador da Sonoplastia: Mário Telles
Produção: Carol Magalhães e Thamara Soares

SERVIÇO:
“O Lendário Bando de Maria Urtigão e a Vaca Lerdeza”
Sábado e domingo, dias 14 e 15 de janeiro, às 20h
Teatro Popular de Rio das Ostras
Avenida Amazonas, s/nº - Centro
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes e maiores de 65 anos)

Comentários