No Rio, Cordão da Bola Preta ganha exposição após nove décadas animando Carnaval


Mostra será inaugurada no dia 1º de fevereiro e ficará no Largo da Carioca até o dia 29
Divulgação Bola Preta
 Bola Preta
Ilustração para o livro de Ouro do Cordão da Bola Preta, feita pelo artista "Potoca", em 1948

O mais tradicional bloco de Carnaval do Rio de Janeiro, o Cordão da Bola Preta, vai ganhar, no próximo mês, uma exposição de fotos do acervo histórico de um dos símbolos carnavalescos carioca, que anima a capital fluminense há nove décadas. 
A mostra será inaugurada no dia 1º de fevereiro com apresentação da Banda do Cordão da Bola Preta, às 18h, no Largo da Carioca, no centro, e ficará no local até o dia 29 de fevereiro. A entrada é franca. 

História

O bloco foi fundado em 1918 por um grupo de dissidentes do Clube dos Democráticos, na Lapa, na região central do Rio, e rapidamente ganhou fama. Atualmente, é o mais tradicional bloco carnavalesco carioca, tendo arrastado dois milhões de foliões pelo centro da cidade em 2011. 

O Cordão da Bola Preta se tornou Patrimônio Cultural do Povo do Rio de Janeiro em 2007, após o decreto municipal nº 27594 de 14 de fevereiro. O bloco é reconhecido como o Quartel General do Carnaval carioca.

Exposição

Ao longo de fevereiro, alguns dos destaques do acervo histórico do Bola Preta estarão expostos no Largo da Carioca, em estrutura tubular montada com andaimes, ao ar livre, reproduzidos em plotagens de grande formato. No ambiente da mostra, montado em um espaço de 7,5m x 10m, com 5 m de altura, estarão expostos cerca de trinta registros coloridos do Bola Preta. 

Serviço

Exposição Cordão da Bola Preta: nove décadas animando o Carnaval Carioca

Período: 1º a 29 de fevereiro
Local: Largo da Carioca
A entrada é franca.

Comentários