Horário de verão termina neste domingo


Relógios devem ser atrasados em uma hora em dez estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e DF
Relógios devem ser atrasados em uma hora. Mudança durou 133 dias
O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina à 0h deste domingo (26), após ficar 133 dias em vigor. Os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste , além da Bahia, deverão atrasar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008. 
De acordo com o governo federal, nas regiões do país em que o horário de verão é aplicado, a demanda por energia elétrica diminui em cerca de 5%, já que a população consegue um aproveitamento extra da luz natural.

O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste (exceto a Bahia) em virtude do ganho considerado pequeno, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão. 
Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no país: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, como aconteceu em 2012, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Comentários