No primeiro dia, programa gerador do IR funciona sem problemas


Receita Federal
Em 2012, a Receita decidiu liberar o aplicativo bem antes do prazo e facilitar para o contribuinte que espera enviar a declaração nos primeiros dias
A secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, avaliou que o primeiro dia de liberação do programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 na internettranscorreu sem problemas. A Receita resolveu também liberar na mesma página o programa Receitanetresponsável pela transmissão dos dados do contribuinte após o preenchimento da declaração.
- Está funcionando direitinho. A informação da área de tecnologia é que está funcionando bem e não tivemos nenhum problema. Aproveito para lembrar aos contribuintes que o Receitanet está também disponível para download -disse.
O Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 foi liberado na sexta-feira. No entanto, o contribuinte terá que esperar até 1º de março para enviar a declaração. O prazo termina no dia 30 de abril.
Em 2012, a Receita decidiu liberar o aplicativo bem antes do prazo e facilitar para o contribuinte que espera enviar a declaração nos primeiros dias.


Para ter direito à restituição nos primeiros lotes, os declarantes devem preencher e enviar o formulário eletrônico logo no início do prazo. As pessoas com idade acima de 65 anos também têm prioridade. A regra não vale se forem constatadas inconsistências ou pendências na declaração.
Se der certo este ano, a Receita Federal pretende liberar o programa gerador da declaração antes do prazo nos próximos anos para facilitar o preenchimento pelo contribuinte. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, com a antecipação, o contribuinte poderá fazer a declaração com tranquilidade e se familiarizar com o aplicativo.
A Receita espera receber este ano mais de 25 milhões de declarações. Em 2011, foram enviados 24,37 milhões de documentos. As regras para a Declaração do Imposto de Renda 2012 foram publicadas no início de fevereiro no Diário Oficial da União.
A página especial com o tutorial para o preenchimento da declaração também está disponível no site da Receita Federal na internet. A página especial simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida no preenchimento e na entrega da declaração. Para encontrá-la o contribuinte deve acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012.

Comentários