Eleições 2012: erros que os candidatos devem evitar no Twitter


Ao contrário das mídias tradicionais, a relevância nas redes sociais é medida pela interação, pela qualidade na comunicação direta. No marketing digital, não tenha como prioridade a quantidade (tanto de amigos quanto de mensagens), mas sim a qualidade.
Os políticos e seus respectivos assessores precisam entender bem o meio digital para não cometer gafes que, nas mídias sociais, são disseminadas em questão de minutos. A imagem abaixo, publicada na Revista Época, retrata gafes famosas no Twitter. Tratando especificamente dessa rede, existem algumas regras básicas para evitar deslizes.
Use a linguagem do Twitter em suas ações de marketing político no Twitter


Ao escrever no microblog, evite a linguagem usada em entrevistas, jornais ou mensagens formais. Isso não quer dizer que erros na língua portuguesa são permitidos; pelo contrário, grafias incorretas disseminam e viram motivo de piada rapidamente. Mas mostre que domina bem a mídia e use hashtags, abreviações, se necessárias, alem de links reduzidos (encurtadores de endereços como o migre.me ou o bit.ly são indispensáveis). É preciso uma boa capacidade, pois aqui suas ideias têm de caber em 140 caracteres.
“Humanize” seu perfil, mas tome cuidado com a descontração
É recomendável que políticos não escrevam em tom sério no Twitter o tempo todo. Nas redes sociais, as pessoas gostam de conhecer o lado mais humano dos políticos. Gostam de acompanhar pensamentos, observações e sentimentos cotidianos de seus representantes. Há políticos que tratam mais de questões cotidianas que políticas, mas é necessário um cuidado especial com a descontração. Certa vez, José Serra cometeu um deslize em seu Twitter ao tentar fazer um trocadilho com o desabamento do Metro, em 2007: “Antes que me soterrem de perguntas sobre o Metrô… rs Tudo sobre o Programa Expansão que vai quadruplicar a rede”.
Acostume-se com críticas e entenda com quem está lidando
O Twitter é o termômetro da opinião pública; é normal que você leia tanto elogios quanto críticas (estas costumam ser bem mais comuns). Faça um monitoramento do que estão dizendo de você, não responda compulsivamente todas as mensagens sem saber com quem está lidando. No Twitter, você encontra “promotores” e “advogados”, identifique-os e perceba a relevância deles nesse meio antes de responder mensagens. Leia com atenção os tweets da pessoa antes de respondê-la.
Também é recomendável ignorar críticas pessoais ou irrelevantes para a sua imagem. Há muitos perfis que fazem provocações constantes justamente para provocar respostas ofensivas e propagar sua imagem negativa.
Fonte: Metagov

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