Minc inaugura obras de saneamento básico em Búzios


Com a conclusão das obras de saneamento do bairro Cem Braças, em Búzios, a Praia de Manguinhos deixará de receber o lançamento de cerca de 2.100 metros cúbicos de esgoto in natura por dia. A afirmativa foi feita nesta sexta (23) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, durante a cerimônia de entrega das obras à comunidade, que passou a beneficiar 10 mil pessoas.
Em seguida à cerimônia de entrega desta importante obra de saneamento, Minc e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, participaram do lançamento do Programa Coleta Seletiva Solidária em Búzios, que visa a dar correta destinação ao lixo da região, com o aproveitamento dos materiais recicláveis.
Segundo o secretário do Ambiente, as obras representam um avanço do Pacto pelo Saneamento no Rio de Janeiro. A Região dos Lagos é a única região do interior do estado que já possui de 75% a 80% de cobertura de saneamento.
“São o equivalente a 200 caminhões de esgoto por dia que deixarão de ser lançados na Praia de Manguinhos, para serem tratados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Búzios. A conclusão das obras de saneamento do bairro Cem Braças representa um avanço do Pacto pelo Saneamento. Isto representa mais qualidade de vida para Búzios”, disse Minc.


Com investimentos de R$ 1,5 milhão do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), o projeto para ajudar a despoluir a Praia de Manguinhos foi elaborado pela Prolagos, em parceria com a Prefeitura de Armação de Búzios.
Toda a estrutura de saneamento, que já está em operação, é composta por 466 metros de interceptores que, somados a 132 metros de linhas de recalque, captam 25 litros de esgoto por segundo. O esgoto é bombeado para uma estação elevatória construída em Manguinhos e direcionado, através de rede de aproximadamente 1,8 quilômetro, para tratamento na ETE de Búzios, no bairro São José.
As obras totalizaram investimentos de R$ 3,5 milhões e foram executadas por meio de parceria entre a Prolagos (concessionária de água e esgoto do Grupo Equipav), o Inea e a Prefeitura de Búzios.
Minc, a presidente do Inea, Marilene Ramos, o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino, e o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, fizeram uma visita técnica à estação elevatória do bairro Cem Braças.
Segundo Marilene Ramos, o sistema de tratamento de esgoto inclui ainda uma estrutura de interceptação nas saídas de águas pluviais nas praias de Manguinhos, dos Ossos, João Fernandes e Geribá, constituídos por grandes filtros, para receber a água das chuvas. Evitará, assim, o carreamento de matéria orgânica e resíduos para as areias dessas praias, formando as indesejáveis línguas negras. Os filtros retêm a sujeira, permitindo apenas a passagem de água limpa.
Com informações do JB

Comentários