O Dia Internacional da Mulher será comemorado com ampla programação nos municípios da região dos Lagos


Municípios em festa
Homenagens para o Dia da Mulher
Nesta quinta-feira (8) celebra-se o Dia Internacional da Mulher. A data lembra a luta das mulheres pela garantia de seus direitos e reforça que ainda há muito que se conquistar. O Dia Internacional da Mulher será comemorado com ampla programação nos municípios da região dos Lagos.
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio do Centro de Saúde e Cultura da Mulher (Censc), e a Fábrica de Música Escola vão realizar diversas atividades com muita cultura e bem-estar. O evento acontece no auditório do Hospital Municipal da Mulher (HMM), em Cabo Frio, e terá a participação de vários palestrantes com temática voltada para o público infantil e para as mães, público-alvo do Ponto de Cultura "Infância: Patrimônio da Humanidade".
A abertura das atividades será às 14h com a escritora de livros infanto-juvenis Marcela Alves, autora de “Jhouhan e o espelho de Zanandra”. Logo após, workshop "Reciclagem e sustentabilidade", ministrado pela artesã Néia Soares. Além disso, haverá sorteio de massagens terapêuticas para os participantes do evento e funcionários do hospital com a massoterapeuta Gabriela Almeida.
As mulheres (gestantes e parturientes) internadas não ficam de fora da comemoração e poderão participar do evento através das oficinas do projeto "Parteiras Culturais-Censc" e do projeto "Mais Ação".
Em Casimiro de Abreu, o dia 8 de março vai ser comemorado na praça do Centro, a partir das 8h, com várias atividades voltadas para o gênero feminino e estão envolvidos vários seguimentos municipais com ações de saúde, palestras, informação, ginástica laboral, cultura, estética, trabalho e entretenimento. Palestras voltadas para a Saúde da Mulher acontecem dia 8 em dois horários, às 10h30min e às 14h30min.
Os demais distritos de Casimiro de Abreu também serão contemplados com as mesmas atividades, sendo Barra de São João no dia 14, Professor Souza dia 21 e Rio Dourado dia 28.
Em Araruama, no dia 8, às 8h, será a Caminhada das Mulheres, com entrega de medalhas na Praça Antonio Raposo. Durante o dia a Prefeitura vai estar distribuindo rosas na Praça da Bíblia e na Praça de São Vicente de Paulo e às 18h terá um ato público, também na Praça da Bíblia. Para animar a noite vai ser realizado baile na Concha Acústica, com a banda Rock Forever.
No dia 9, na Praça Antônio Raposo, a partir das 9h, um “Dia de Beleza” com serviços de corte de cabelo, e stand da Secretaria Municipal de Saúde realizando aferição de pressão arterial. O professor Hélio Junior vai palestrar, às 10h, também na praça, sobre  atividade física para a terceira idade e às 14h o Dr. Arquimedes Torres Lima sobre “Envelhecimento Humano Saudável”.
Na parte cultural, a Orquestra de Flautas vai se apresentar, às 15h, e às 15h30 o Coral da Terceira Idade vai animar a tarde, ambos no Teatro Municipal e com entrada franca. Finalizando a programação do dia 9 será oferecido café da tarde para terceira idade.  
No dia 14, às 19h30, a Câmara de Vereadores vai entregar os certificados de “Mulher Cidadã”, para mulheres que se destacaram no município. No dia 30, o Sindicato dos Servidores Municipais vai realizar o “Encontro das Rosas”, das 14h às 21h, com palestras e programação cultural na sede do sindicato, que fica na rua da Constituição, 569, Centro.
Fechando a programação comemorativa, no dia 31, a Prefeitura em parceria com a Câmara de Vereadores e a Coordenadoria da Mulher, vai realizar o “IV Encontro de Mulheres” na Praça Antonio Raposo, das 9h às 18h.
Em Búzios, a Gerência de Programas de Saúde e o Programa Médico de Família do município, realizam diversas atividades. Nesta quinta-feira haverá extensa programação nas Praças da Rasa e Santos Dumont. De acordo com os organizadores na parte da manhã as atividades acontecem na Praça da Rasa (das 8h às 14h) e à tarde na Praça Santos Dumont (das 14h às 17h). Na ocasião as mulheres terão a oportunidade de atualizar o cartão de vacina, aferir a pressão arterial, medir a massa corpórea, fazer ginástica e fazer sessões de massoterapia. Uma oficina de artesanato também será montada no local do evento.
Em Arraial do Cabo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cidade, estará realizando o evento “Mulher Cidadã 2012”. A festa vai acontecer nesta quinta-feira, às 19h30min, no Tupy Esporte Clube.
De acordo com o Secretário da Cidade, Leonardo Plácido, as 250 mulheres convidadas para participar da homenagem receberão um certificado Mulher Cidadã 2012.
- A secretaria da Cidade tem a concepção de semear o exercício de cidadania permanente e aproximar ainda mais o poder público do cidadão. Nesses 6 meses de experiência prática pela secretaria, percebi o quanto a mulher foi participativa. Então aproveitando o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria criou a Mulher Cidadã, com o intuito de que todo ano, um grupo de mulheres cabistas sejam homenageadas por sua participação como cidadã – explica o Secretário.
A Secretaria da Cidade funciona no prédio da Ecatur (Prainha) das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. 

Comentários