Pular para o conteúdo principal

Alistamento obrigatório: Prazo prorrogado até 31 de maio


POR MARCO AURELIO REIS
Rapazes nascidos em 1994 têm até 31 de maio para fazer o alistamento militar obrigatório graças à prorrogação do prazo inicial. De acordo com o Plano Geral de Convocação para 2013, o alistamento deveria ter sido feito até a última segunda-feira, véspera do feriado de 1º de maio. A ampliação do prazo pela Divisão do Serviço Militar ocorreu depois de O DIA  publicar reportagens em abril revelando, com exclusividade, que jovens da Zona Oeste do Rio, para se alistar, passavam fome e frio em 12 horas na fila. As reportagens mostraram que, com medo de serem mordidos por rato, jovens chegaram a usar árvore como cama.
O sacrifício nem sempre terminava com o alistamento, uma vez que as juntas distribuemsenhas em número reduzido e nem todos que haviam passado a madrugada à espera conseguiam sair com o dever constitucional cumprido.

A prorrogação até 31 de maio vale para todo o País, uma vez que a mobilização é nacional. Oficialmente o prazo maior “tem o objetivo de possibilitar uma melhoria no atendimento”, que apresentava problemas não explicitados.

Fonte da Coluna agradeceu, contudo, a O DIA pelas reportagens, que trouxeram à tona realidade desconhecida por autoridades militares. A mesma fonte revela que as matérias, que repercutiram em canais abertos e fechados de TV, motivaram a prorrogação deste ano e mudanças no alistamento dos nascidos em 1995, no ano que vem. “Para o Plano de Convocação 2014, o prazo de alistamento será até 30 de junho de 2013”, revela oficialmente a Defesa por meio de comunicado. “Aqueles que se cadastrarem entre 1º e 29 de junho vão participar da seleção do próximo ano”, completa o comunicado.

A Casa Civil da prefeitura informou que quem for completar ou completou 18 anos este ano e não se alistou pode ir à junta mais perto de casa que o local funcionará até dia 31.

MULTA AINDA DE PÉ

Mas atenção: os jovens que comparecerem à Junta Militar depois de junho terão de pagar multa, cujo valor varia de acordo com o tamanho do atraso: ou seja, a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

PARA NÃO SERVIR

No ano passado, as Forças Armadas computaram 1,6 milhão de alistados. Do grupo, 90 mil foram incorporados. Fonte da Coluna revela que diante do número de voluntários, basta dizer que não quer servir para não ser incorporado.

99% DE VOLUNTÁRIOS

“Dos 90 mil, 99% são voluntários, representando todo o conjunto de jovens na idade do serviço militar. Só 1% não se declararam voluntários, mas foram incorporados para representar com perfeição o conjunto”, explica fonte da Coluna.

FILHOS E DEFICIENTES

Se os jovens já tiverem filhos, é necessário levar a certidão de nascimento das crianças. Todos os documentos precisam ser originais. Pessoas com deficiência física têm de mostrar atestado médico, item considerado obrigatório.

PELA INTERNET

A prorrogação do prazo de alistamento em 2013 deixará voluntária para as prefeituras a adoção do agendamento online, com jovem se cadastrando na Internet e imprimindo protocolo com o horário e o dia da ida à junta militar.

MESMO MODELO NO RIO

Esse sistema online já funciona, e bem, na Prefeitura de Maceió (AL) e, conforme O DIArevelou dia 19, está nos planos da Prefeiturado Rio implementar por aqui. Lá, a junta é presidida pelo prefeito Cícero Almeida.

Comentários