Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado em todo o País

O Ministério da Saúde quer imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio

Luis Cleber/12-05-2011/AE
Grávida
Gestantes, indígenas, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças entre seis meses e dois anos são o alvo da campanha


Começa neste sábado (5) a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o País, 65 mil postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) estarão preparados para atender a população das 8h às 17h. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio.
As vacinas estarão disponíveis para pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e povos indígenas. De acordo com o ministério, os grupos foram escolhidos porque são mais susceptíveis às doenças respiratórias com a possibilidade de adoecer, desenvolver complicações e morrer pela doença.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.


A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo, a quem teve reações adversas a doses anteriores ou a um dos componentes da vacina. Nestas situações, o Ministério da Saúde recomenda avaliação do medico assistente para orientações.
Campanha
O Ministério da Saúde afirmou que adquiriu 33,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, ao custo total de R$ 260 milhões. Também foram encaminhados R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde para que as secretarias de saúde estaduais e municipais pudessem viabilizar a campanha.
Para atender a população, cerca de 240 mil profissionais do SUS devem estar envolvidos nas vacinações, entre agentes comunitários, enfermeiros, médicos e outros. A campanha também contará com mais de 27 mil veículos terrestres, fluviais e marítimos, para que a vacina chegue até os povoados mais distantes.

Comentários