Em São Pedro da Aldeia, concerto de música clássica

Com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo realizou, na noite desta sexta-feira (25), um concerto de música clássica na Praça Agenor Santos, conhecida como Praça da Matriz. O evento contou com a participação da pianista Noemi Grarios, dos Jovens Pianistas Aldeenses, do coral Leitura das Vozes, da Biblioteca e dos alunos da oficina de música do Colégio Disneylândia. Ao todo, 17 estudantes, com idades entre sete e 13 anos, se apresentaram ao piano e no canto coral. No repertório estavam grandes nomes da música clássica como Beethoven, Bach, Mozart e Chopin, além de músicas nacionais. Mais de 50 pessoas prestigiaram o espetáculo.

O diretor da Biblioteca, Vinícius Lavalle, destacou a importância do evento e do sucesso de público, apesar do tempo frio. “O evento de hoje superou as nossas expectativas. Mesmo com o clima frio, todas as 50 cadeiras lotaram, além dos bancos da praça. São pais, familiares, amigos e pessoas que, assim como nós, acreditam na importância de valorizar os talentos locais e incentivar o desenvolvimento da cultura. Gostaria de agradecer ao Prefeito Carlindo Filho que nos deu condições de realizar este evento, à professora Noemi e ao professor Clébio, que muito contribuem para o enriquecimento cultural do nosso município, por meio da formação desses jovens músicos. Esperamos poder realizar muitos outros espetáculos como este”, finalizou.
Os Jovens Pianistas Aldeenses abriram o evento, ao lado da pianista Noemi Grarios. O encerramento ficou por conta do coral Leitura das Vozes, da Biblioteca, que fez sua terceira apresentação oficial, misturando músicas clássicas, nacionais e MPB. A estrutura dos palcos foi cedida pela Igreja Matriz de São Pedro. O diretor aproveitou para ressaltar que esta foi a primeira vez que o concerto de música clássica foi realizado na Praça. “Desde 2009 o concerto comemorativo aos 395 anos da cidade é realizado no Teatro. Este ano, no entanto, decidimos apresentar na praça. Acredito que foi muito positivo, pois deu mais visibilidade e acessibilidade ao nosso evento”, comentou.
O professor de Teologia e um dos organizadores do evento, Clébio Torres, comentou sobre a formação do Projeto “Jovens Pianistas Aldeenses”, desenvolvido por ele e sua esposa, a pianista Noemi Grarios. “Nós começamos esse trabalho em 2006, quando viemos morar aqui. Desde então, o nosso objetivo tem sido fomentar a música no município, com enfoque em jovens estudantes de escolas públicas e particulares. Acreditamos na importância e no valor da música na formação de cidadãos melhores. Além deste concerto, nós também fazemos apresentações em escolas, creches e centros municipais durante todo o ano. Nossa meta é estimular a cultura local, trazendo a música clássica e erudita para a realidade da população”, explicou.

Fotos: César Valente

Comentários