MP quer explicações sobre viagens de Sérgio Cabral ao exterior

Fotos divulgadas por Garotinho mostram governador e secretários em "farra" em Paris

Reprodução de internet
blog
Imagens foram publicadas no blog de Anthony Garotinho


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (9) que o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, pediu na terça-feira (8) ao governador Sérgio Cabral (PMDB) informações a respeito de suas viagens ao exterior, que foram divulgadas no Blog do Garotinho, no fim de abril. O procurador-geral aguarda as respostas, que serão analisadas pela assessoria da Chefia Institucional.
Por meio da assessoria, o governo do Estado informou que já recebeu e respondeu nesta quarta-feira à solicitação feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
O ex-governador Anthony Garotinho (PR) publicou em seu blog pessoal fotos de Cabral (PMDB) e alguns de seus secretários em uma “farra em Paris”. Em uma das imagens, Régis Fichtner, secretário estadual da Casa Civil, aparece abraçado com Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta, que está sendo investigada pela Polícia Federal por ter supostamente repassado verbas a firmas fantasmas do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso desde fevereiro por suspeita de comanda quadrilhas de máquinas de caça-níqueis.


Na mesma foto, ao lado de Cavendish e Fichtner, que foi escolhido por Cabral para investigar os contratos da Delta com o governo do Estado, está o secretário de Transporte Júlio Lopes.
Em outras imagens, o secretário de Saúde Sérgio Cortes, Cavendish e o secretário de Governo de Cabral, Wilson Carlos, aparecem com guardanapos amarrados na cabeça e, segundo Garotinho, dançando a música Boquinha da Garrafa. Carlos ainda posou para fotos ao lado de uma Ferrari às margens da avenida Champs-Élysées, um dos pontos turísticos mais famosos da capital francesa.O governador Sérgio Cabral também foi fotografado junto de seus secretários na calçada da avenida. Segundo Garotinho, o governador também se arriscou na Boquinha da Garrafa.
Em nota, a assessoria do governo do Estado explicou que “em missão oficial à França, realizada nos dias 14 e 15 de setembro de 2009, o Governador Sérgio Cabral participou do lançamento do Guia Verde Michelin Rio de Janeiro, na Embaixada do Brasil em Paris; participou de encontros de trabalho para a então campanha pelas Olimpíadas de 2016 no Rio; e fez palestra na Câmara de Comércio Brasil-França para investidores franceses”.
Ainda segundo a assessoria, “entre os seus compromissos oficiais, o Governador recebeu, no dia 14, a condecoração máxima do Governo da França: a Légion d’Honneur, no Senado daquele país. Coube ao Presidente do Senado francês, Gerard Larcher, fazer a entrega. Após a solenidade, o Barão francês Gerard de Waldner, casado com a brasileira Sílvia Amélia de Waldner, chamou ao Clube Inglês convidados dele em homenagem ao Governador e à condecoração recebida.

Estavam presentes secretários de Estado, empresários brasileiros; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; empresários portugueses, como Antonio Pereira Coutinho; empresários franceses, como Thierry Peugeot, e Martin Bouygues".
Do R7

Comentários