Dia dos namorados: dez beijos em novelas

Milena e Nando – Por amor

“Tô com saudade de você embaixo do meu cobertor/de te arrancar suspiros, fazer amor”. A música “Palpite”, cantada por Vanessa Rangel (por onde ela anda?) era a senha para os calorosos beijos entre Milena (Carolina Ferraz) e Nando (Eduardo Moscovis). A coisa era tão quente que, na época, não faltaram boatos que os dois atores estavam vivendo um romance fora da TV.
Bebel e Olavo – Paraíso Tropical

A prostituta Bebel (Camila Pitanga), apesar de ser interesseira, caiu no gosto do público. E, claro, todos torciam para que ela tivesse um final feliz com o grande amor de sua vida, o também sem escrúpulos Olavo (Wagner Moura). Os dois assumiram a paixão no calçadão de Copacabana, onde Bebel fazia ponto. O beijo, ao som de Marina Lima, foi de tirar o fôlego.
Maria Escandalosa e Ricardo

O amor falou mais alto no caso de Maria (Claudia Raia) e Ricardo (Edson Celulari). Ela, uma trambiqueira, ele, um empresário. O que era para ser um golpe virou uma grande paixão. Acima, a cena do primeiro beijo dos dois. Deve ter sido bom. O romance saiu da TV e chegou à vida real de Claudia e Edson. Eles se casaram e tiveram dois filhos. Ficaram juntos até 2010.
Jade e Lucas – O Clone

Ninguém mais aguentava os encontros e desencontros entre Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovana Antonelli) em O Clone. Era um tal foge para o Brasil, volta para o Marrocos. Mas, no capítulo final, o amor prevaleceu e o casal, apesar das diferenças culturais, pôde ficar junto. Trocaram um lindo beijo apaixonado para fechar a novela.
Hilda e Frei Malthus – Hilda Furacão

O amor entre a prostituta mais famosa da zona boêmia dos anos 50 de Belo Horizonte e um jovem frei. A minissérie Hilda Furacão, de Glória Perez, encantou o público. A fé de Malthus (Rodrigo Santoro) foi posta à prova inúmeras vezes. Até que um dia, em meio a um tumulto na rua, ele beija Hilda (Ana Paula Arósio).
Marcela e Marina – Amor e Revolução

O beijo gay masculino é assunto tabu nas telenovelas brasileiras. Glória Perez tentou em América e não conseguiu. Aguinaldo Silva diz que desistiu de tentar. Mas Amor e revolução, novela de Tiago Santiago exibida pelo SBT em 2011, trouxe um demorado beijo entre Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre). Não foi o primeiro. Em 1963, as atrizes Vida Alves e Geórgia Gomide se beijaram no teleteatro A Calúnia.
Márcia e Timóteo – Chocolate com pimenta

Um amor puro, tão raro de se ver. Assim era a história de amor de Márcia (Drica Moraes) e Timóteo (Marcelo Novaes). Os dois caipiras brigaram bastante até rolar o primeiro beijo. A novela escrita por Walcyr Carrasco está sendo reprisada no Vale a pena ver de novo. Uma boa oportunidade de rever as cenas do divertido casal.
Sandra e Bruno – Água Viva

Atualmente, os beijos de novelas são bem quentes. Tem ator que não tem pudor em dar um beijo de verdade em seu parceiro de cena. Mas, antes, já foi mais discreto, mais inocente. Confiram a cena acima: Sandra (Glória Píeres) e Bruno (Kadu Moliterno) em Água Viva, de 1980. Puro romantismo!
Carolina e Maciel – O Casarão

Não há beijo no vídeo acima. Mas a poesia dessa cena, talvez, compense qualquer beijo apaixonado. Em O Casarão, exibida em 1976, Carolina (Yara Cortês) e João Maciel (Paulo Gracindo) se encontram no último capítulo para, enfim, viverem um romance que havia começado há 40 anos. Emocionante.
Sua Vida me Pertence
Infelizmente não há vídeo do primeiro beijo em telenovelas brasileiras, em 1952. Naquele tempo, a televisão era ao vivo. Vida Alves e Walter Fóster deram um beijo, ou melhor, encostaram os lábios em Sua Vida Me Pertence. O ato há de ser festejado. Sem ele, não veríamos nenhuma das cenas postadas acima.

(Danilo Casaletti)

Comentários