Eleições 2012 e campanha eleitoral: como os jornalistas devem se preparar?



Eleições 2012 e campanha eleitoral: como os jornalistas devem se preparar?Você vai trabalhar como repórter nessas eleições ou vai fazer parte da equipe de alguma campanha? Tenho algumas simples recomendações que podem ajudar. Acredito que isso deve ser tarefa básica para todos que trabalham nas eleições (independente se é imprensa ou equipe de campanha). Confira:
  • Leitura dos principais jornais e blogs de política nacionais;
  • Leitura dos principais jornais e blogs de política regionais;
  • Ouvir programas de rádios (CBN, BandNews e outros);
  • Acessar diariamente o site do TSE e TRE do seu estado.
Vamos começar os trabalhos?
Os partidos têm até às 19h do dia 5 de julho para abrir conta bancária eleitoral. Depois desse prazo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai divulgar a quantidade e quem são os candidatos (prefeito, vice-prefeito e vereador) que apresentaram requerimentos. Neste momento em todo o Brasil estão sendo realizadas reuniões/almoços/cafés e coisas parecidas para definir os candidatos. Podemos dizer que junho é o mês mais decisivo! Os partidos têm até 30 de junho para realizar as convenções para definir os candidatos. Entretanto nas convenções são apenas formalizadas as coisas que já foram decididas antes.
Então, no dia 6 de julho está permitida oficialmente a propaganda eleitoral no Brasil. Preparem-se para:
  • Campanhas nas ruas com alto-falantes serão permitidas de 8h às 22h;
  • Campanhas na internet totalmente liberadas. Será proibida propaganda paga;
  • Os comícios poderão ser realizados de 8h às 24h;
  • No dia 21 de agosto será iniciada a propaganda na TV.
É bom lembrar que este ano serão realizadas as eleições municipais. As eleições mais divertidas! Vamos ficar de olho na lista dos registros dos Tribunais Regionais. Sabemos que cada candidato tem liberdade para inscrever o nome que quiser, então sempre encontramos “pérolas” nos registros!

Redes sociais e campanha eleitoral

O que podemos esperar no Twitter? Twitaços? Tags mega elaboradas? Twibbon? DM’s com pedidos de voto ou algo realmente novo? O que podemos esperar no Facebook? Fan Pages, aplicativos, eventos de comícios ou algo novo? O que podemos esperar do Pinterest? Boards coletivos ou algo novo?
O que podemos esperar do Google+? Hangouts ou algo novo? Vamos aguardar!

Ah, pessoal, vale lembrar que o TSE tem um mega serviço disponível para denúncias neste período de eleições: Canal do eleitor. Você também teria alguma dica? É só postar aqui nos comentários!

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