Em Búzios, famílias tradicionais recebem homenagem especial:projeto Memória de um Povo


Na última sexta-feira, dia 22, o prefeito Mirinho Braga através da Secretaria Adjunta de Comunicação e Cultura, promoveu uma homenagem especial a vinte famílias tradicionais de Búzios, que participaram do projeto Acervo da Imagem e do Som – Memória de um Povo. A homenagem aconteceu no Hotel Rio Búzios.


Pautada pela emoção, a festa foi um verdadeiro encontro de gerações, que assistiram atentas aos depoimentos em vídeo dos participantes do projeto. A cada aparição de um entrevistado na tela, muitos aplausos e risos, davam a tônica do encontro.
O prefeito Mirinho Braga entregou a cada um dos homenageados um DVD com a cópia do filme e um livreto com a transcrição das entrevistas.
Durante o evento foi anunciado o Centro de Pesquisa Audiovisual Memória de um Povo, um local especialmente criado para abrigar o Acervo da Imagem e do Som de Búzios, que será aberto em breve. O objetivo do novo espaço é tornar todo o Acervo acessível a estudantes, pesquisadores da história e interessados em geral.
 Memória de um Povo
 Focado no registro da história oral da cidade, o projeto reúne um conjunto de 20 Filmes Biográficos, editados a partir de entrevistas gravadas com moradores de Búzios, representantes mais antigos das famílias de tradição na cidade.
Os Filmes Biográficos são um documento oral de suma importância, um testemunho vivo da história local passada nos últimos 80 anos, abordando temas como usos e costumes, crenças, folclore, superstição, trabalho, comida típica, acontecimentos de época, pesca artesanal praticada, rotina doméstica, medicina da época, música, dança, e diversão. A pequena aldeia de pescadores que só precisou de uma geração para se tornar cidade, e balneário turístico internacional, começou sua ocupação com habitantes de vida dura, que nasceram em casas de pau a pique erguidas na areia das praias. Os depoimentos que compõem o Acervo, relatam esta história buziana através dos personagens que ajudaram a construí-la desde os seus primórdios.
O projeto é uma parceria Governo do Estado RJ, Secretaria de Estado de Cultura RJ e Prefeitura de Búzios, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado RJ – PADEC.

Comentários