Em Rio das Ostras, campeonato brasileiro revela mais três vagas olímpicas no ciclismo


Competição que reunirá os melhores ciclistas do país na modalidade Contra Relógio Individual acontecerá no próximo final de semana

Mais uma grande prova ciclística será realizada em Rio das Ostras e vai carimbar o passaporte de mais três atletas brasileiros para as Olimpíadas de Londres 2012. O Campeonato Brasileiro de C.R.I – Contra Relógio Individual acontecerá nos próximos dias 23 e 24. A competição chancelada pela Fecierj – Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, pela CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo e pela UCI – União Ciclística Internacional, coloca o município de Rio das Ostras no mapa internacional da modalidade, principalmente porque acontece pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro.


O ciclismo de estrada é o evento máximo da CBC devido a popularidade do esporte. A competição acontece no mesmo padrão do Tour de France, que é a segunda maior prova de público presente do mundo. Uma competição de alta velocidade, com estratégias de equipes e formação de pelotões e perseguições. “O Campeonato Brasileiro de CRI e Estrada Elite era a prova que faltava no currículo da Fecierj”, declarou Cláudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo.
Para Eduardo Almeida, diretor da BikeRO – Associação da Bike de Rio das Ostras, tudo o que está sendo realizado agora pelo ciclismo faz parte de um projeto iniciado em 2011. “Nosso objetivo é transformar o município em uma grande casa da federação e nada disso seria possível sem o apoio direto da Prefeitura de Rio das Ostras. O circuito é ideal para a modalidade. A qualidade do asfalto, poucas irregularidades, a limpeza, sinalização e a facilidade de interdição são pontos positivos para a competição”, comentou Eduardo Almeida.

VAGAS OLÍMPICAS - Depois de carimbar o passaporte de Rubens Donizete, na realização da Taça Brasil de Mountain Bike, competição que aconteceu no mês passado, em Mar do Norte, o Campeonato Brasileiro de CRI vai selecionar mais 3 atletas de ciclismo que vestirão a camisa verde amarela em Londres.
No sábado, dia 23, a partir das 7h15min será iniciada a contagem de tempo individual, no percurso de 20 km, na Rodovia do Contorno de Rio das Ostras. No domingo, dia 24, também a partir das 7h15min, a categoria Feminino Elite faz sua largada em pelotão. Às 10h será a largada das categorias Sub23 e Masculino Elite, que vão percorrer 8 voltas no circuito totalizando 180 km de uma intensa disputa.

PEDALADA URBANA – No domingo, dia 24, acontecerá pela primeira vez a Pedalada da Guarda Municipal. Os ciclistas sairão da Praça da Baleia, em Costazul, com destino ao Parque de Exposições, onde estará montada estrutura de largada e chegada do Campeonato Brasileiro de CRI e Estrada 2012.
O passeio é uma iniciativa da BikeRO, com parceria e total apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Controle Urbano. Os pedalantes poderão assistir à largada da categoria Elite Masculino e também a premiação. No local ainda haverá exposição de bikes, peças e equipamentos do esporte. As crianças participarão do sorteio de bicicletas. As inscrições são gratuitas e feitas apenas pelo e-mail bikero@bol.com.br

Comentários