Formar jornalistas é objeto de trabalho de blogueiro da Veja

Anderson Scardoelli

“Tenho prazer em formar jornalistas”. Com essas palavras, Augusto Nunes começou a falar do que considera o diferencial de seu blog na Veja.com. A página editada por ele conta com jovens profissionais que aprovam comentários, produzem matérias, o auxiliam em pesquisas e apurações e, consequentemente, viram repórteres do site da revista da Editora Abril.
Roda_Viva_Augusto_Nunes_E_1314113102
Augusto Nunes dedica tempo aos novos jornalistas (Imagem: Divulgação/TV Cultura)
Nunes comentou desse formato de trabalho durante apresentação no 1° Workshop Blogueiros Campeões de Audiência – evento organizado pelo Comunique-se Educação que foi realizado na manhã desta quinta-feira, 21, na capital paulista. O jornalista citou que dar dicas e espaço à nova geração é um prazer que pode ser consolidado no blog que mantém desde abril de 2009.

“Gosto mesmo de ajudar novos jornalistas. Considero isso fundamental para o futuro da área. Tem muita gente nas redações que não liga para os jovens, para quem acabou de entrar no veículo. Ninguém ajuda, mas costuma reclamar do desempenho dos focas”, disse Nunes, ao citar que viveu algo parecido ao ser considerado “muito jovem” para dirigir o Estadão na década de 1980, quando estava na faixa dos 30 anos.




Sobre essa função preparatória que a ‘Coluna do Augusto Nunes’ exerce, o profissional citou os casos de ajudantes da página que se tornaram repórteres da versão online da Veja. Ele comentou sobre o desenvolvimento de sua filha Branca Nunes, que entrou como mediadora de comentários e hoje é editora assistente da Veja.com. Bruno Abbud e Aiuri Rebello também passaram pelo blog e foram para a redação do veículo da Abril.
Atualmente, Nunes conta com o auxílio de Júlia Rodrigues, de 23 anos. O colunista elogia a jovem colega de trabalho e aposta que logo mais ela também será repórter do site da Veja. O jornalista cita que ela é a grande responsável por atualizar a seção ‘Sanatório Geral’, espaço de humor que ironiza frases ditas por políticos, além de produzir matérias para o blog. Reportagem sobre a relação dos senadores e ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor com a imprensa é um material que Júlia está produzindo.

Comentários