Ministro quer dar a prefeitos R$ 20 bi para saneamento


Aguinaldo Ribeiro tenta liberar verba para que possa ser usada antes as eleições municipais, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), vai às ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento) para pedir liberação de R$ 20 bilhões do orçamento para os prefeitos antes das campanhas. Aguinaldo quer abrir seleção pública para receber os projetos dos gestores e bancar as obras com recursos orçamentários, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do BNDES. Ele tem nas mãos pesquisa quente respondida por 4 mil alcaides: só 30% do esgoto é tratado no país.

Valter Campanato/ABr

Segundo Aguinaldo Ribeiro, apenas 30% dos municípios brasileiros teriam esgoto tratado

Direto do cano

Os números foram vistos com certa desconfiança. Segundo dados do IBGE, de 2010, pelo menos 34% dos municípios brasileiros têm tratamento de esgoto.
Desencontros
O problema de muitas prefeituras é que as equipes perdem financiamentos ou obras dadas porque erram nos projetos. Virou filão no interior empresa que elabora os planos.

Modelo
Modelo de urbanização e transporte, Curitiba saiu na frente de novo. Já circulam na capital os primeiros ônibus híbridos, movidos a eletricidade e diesel.

Vaivém verde
Um dos integrantes do ex-secretariado de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo anda de braços dados com José Serra (PSDB). Eduardo Jorge, do PV, foi secretário de Saúde e ganhou espaço por sua atuação social. Chegou a atender à população em uma garagem na zona leste da capital em troca de alimentos doados.
Premonição?
Foi Eduardo Jorge, ainda em 1991, quem propôs a remoção das marcas comerciais de medicamentos, um pontapé inicial para os futuros genéricos, ideia hoje base das campanhas de José Serra.

Poder
Candidato à prefeitura de Salvador, o federal ACM Neto nega que se afastará da liderança do DEM na Câmara. Garante que vai ‘no máximo compartilhar’ algumas funções com os vices-líderes.

Susto
O apaixonado ex-senador Mão Santa levou susto. Sua Adalgisa Moraes foi internada às pressas em Teresina, e submeteu-se a cirurgia cardíaca. Passa bem.

Eurocopa
Angela Merkel, chancelar alemã, avisou a Dilma que não viria à Rio+20 por compromissos inadiáveis. Ontem, foi vista na tribuna do jogo Alemanha x Grécia.

Alerta vermelho
A queda nas pesquisas é o recado que faltava para o PCdoB se aliar ao PT de Haddad em SP. Na cúpula comunista os estrategistas avisaram: quanto mais cair nas pesquisas, menor será a importância do cargo pretendido numa troca.

Alerta paraguaio
O impeachment do presidente do Paraguai pelo Senado do país é a prova para os colegas da América do Sul de que é importante ter o Congresso nas mãos, a chamada governabilidade.

Apetite chinês
Aconteceu há semanas em Harvard, e um brasileiro testemunhou. Uma representante do governo chinês, que banca centenas de alunos compatriotas ali, peitou um americano que se vangloriou de os EUA serem vanguarda intelectual: ‘Por enquanto’, ouviu dela.

Abandono de emprego
Está na berlinda com o PT o prefeito do Recife, João da Costa. Um chefão do partido disse que tudo poderia ser resolvido nas hostes da legenda, e não na Justiça. Ele não terá apoio da executiva nacional para qualquer candidatura.

Grama. E só 
A subcomissão da Copa na Câmara está preocupada especialmente com a utilização pós-evento dos estádios de Natal, Manaus, Brasília e Cuiabá.

No site
Veja no site charge de Aliedo sobre o dia em que a piada rolou solta numa CPI no Congresso, com a presença de Ricardo Teixeira, ex-CBF.

Ponto Final
Virou moda das construtoras dar nome europeu ou americano a seus condomínios. O Brasil insiste em não ser Brasil.

Com Gilmar Correa e Marcos Seabra

Comentários