Primeiro dia do inverno terá chuva em parte do País

O inverno teve inicio oficialmente na noite desta quarta-feira, às 20h09, em todo o hemisfério sul. A estação, a mais fria e seca do País, será influenciada pelo El Niño, o que vai deixar as temperaturas um pouco mais altas.
A estação começa quando o hemisfério sul recebe a menor quantidade de energia do sol devido à inclinação da Terra. Por conta disso, a noite de quarta-feira foi a mais longa do ano.
Quarta-feira foi também dia de muita chuva em todo o Estado de São Paulo. A capital registrou ruas alagadas e, por consequência, trânsito intenso. A chuva foi provocada por uma frente fria, formada por um choque de duas massas de ar, uma fria e outra quente e úmida. Por ser mais leve, o ar quente sobe e transforma o vapor de água em tempestades.

A chuva continua em São Paulo nesta quinta-feira (21) e em grande quantidade, o que pode gerar mais alagamentos. Na sexta-feira (22), a chuva deve deixar o Estado.
Os ventos que chegam do mar ao litoral do Nordeste concentram muita umidade, o que deixa o tempo chuvoso nas praias do Rio Grande do Norte, indo até Alagoas. Já do Acre até o Piauí, a chuva será fraca.
Na fronteira com o Uruguai, o dia será de sol forte, assim como na faixa que vai de Rondônia até o Norte do Espírito Santo.
Curitiba teve a madrugada mais fria do ano neste primeiro dia de inverno – a mínima chegou a 10º C. À tarde, a máxima não passa dos 15º C. Já o Rio de Janeiro terá dia chuvoso, com máxima de 26º C.

Comentários