Saiba como deixar sua casa limpa usando produtos que poluem menos



Raiane Nogueira
Na onda da Rio+20, o Bela Casa visitou esta semana a aposentada Valdete Carrascosa, de 72 anos, em Cascadura, para ensinar a ela receitas caseiras de produtos de limpeza naturais, com uso de ingredientes como vinagre branco, suco de limão e bicarbonato de sódio. A dona de casa aprovou os produtos:
— Não é que o detergente faz espuma? Agora, vou tirar uma cópia dessas dicas e passar adiante. Já tenho uma atitude sustentável. Guardo óleo de cozinha para meu neto fazer sabão numa oficina da escola.
Confira as receitas:


Detergente
Rale uma barra de 100g de sabão de coco e dissolva-a em 1l de água fervente. Adicione 5l de água fria à mistura, o suco de dois limões e quatro colheres de sopa de amônia. Mexa a solução até ficar homogênea. Guarde o produto em recipientes de vidro. Em dias frios, o detergente pode coagular. Para que volte ao normal, agite-o bem. A receita é de Elizete Amorim, professora de Educação para o Lar da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Tira-limo
Dissolva 30g de bicarbonato de sódio em 1l de água. Esfregue a solução na superfície, para tirar o limo, deixe agir por uma hora e enxague. A receita serve para limpar banheiros, louças e panelas manchadas, e tirar gordura. Para as panelas, encha-as com o produto e leve-as ao fogo, até o líquido ferver. A dica é de Edilene Lagedo Teixeira, professora de Economia Doméstica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Vinagre milagroso
Para remover manchas e odores e limpar azulejos e panelas, misture uma colher de sopa de vinagre branco e 1l de água, e aplique a solução nas superfícies com um pano seco. O ingrediente pode ser usado ainda na limpeza de vidros e de espelhos. Basta aquecer 11l de água, acrescentar 3 colheres de sopa de vinagre e aplicar o líquido também com um pano seco. É muito prático e funciona. A receita é outra dica da professora Edilene Lagedo Teixeira, da UFRRJ.

Comentários