3 formas de manter sua equipe feliz no trabalho


Seus funcionários trabalham felizes? A empresa oferece a eles um plano de carreira? Mesmo um negócio pequeno pode – e deve – mostrar horizontes aos colaboradores. Quando você tem um objetivo, a rotina do dia a dia pode ser mais inspiradora e divertida. Em texto para a revista Inc, a empreendedora Margaret Heffernan dá três dicas de como manter sua equipe feliz.
Crescimento profissional
As pessoas querem desenvolver seus talentos naturais e sentir que suas vidas estão indo para algum lugar. Quando elas percebem que estão crescendo, podem ser sentir exaustas com o volume de trabalho, mas estarão felizes. Todo funcionário deveria ter um plano de desenvolvimento. Isso vai deixá-lo motivado, ocupado e feliz.

A força da comunidade
Quem não gosta de dizer orgulhoso onde trabalha? É preciso sentir que você está investindo algo extremamente precioso – seu tempo! – em algo que tem valor, que é importante. Para algumas empresas, mostrar esse valor é mais simples, pois a missão do produto ou do serviço é suficiente. Se seu produto cura doenças, limpa o ar, reduz a emissão de gás carbônico ou salva vidas, é fácil mostrar aos outros o seu valor. Se este não for o seu caso, será preciso encontrar formas alternativas de engajar a equipe. Uma opção adotada por várias empresas é contar com a ajuda de seus funcionários para decidir que projetos sociais apoiar. Quanto mais engajados eles ficarem, melhor – e melhor para a empresa também!

Tratamento amigável
Sentir-se parte de um time faz muita diferença. Às vezes você pode não conseguir oferecer o melhor salário, mas há algo que todos levam em consideração: o clima da equipe. Exemplos simples disso são a preocupação com alguém que está doente, a opção de um aposentado trabalhar meio-período, o tratamento amistoso que lembra uma família. É importante que os chefes saibam o nome de todos os seus subordinados, que tenham uma relação amigável e próxima. Isso aumenta a taxa de retenção dos funcionários, evita custos trabalhistas e melhora o dia a dia como um todo.

Comentários