Acerte na escolha do que você passa no pão


Manteiga e requeijão estão entre os complementos mais calóricos e ricos em gordura

POR MINHA VIDA

Manteiga derretendo no pão quentinho, torrada besuntada de requeijão e, depois, uma geleia para matar a vontade do doce. O prazer da mordida só poderia ser melhor se nada disso engordasse nem um grama sequer! Mas não funciona bem assim; é preciso ficar de olho nos complementos que alegram o pãozinho. "Não adianta escolher um pão integral e um recheio saudável, como o peito de peru, se enchemos o lanche de requeijão, por exemplo, assim, elevemos não só a quantidade de calorias como a de sódio, que pode ser um perigo para pessoas que sofrem de pressão alta", diz a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.  A seguir, a especialista aponta os cuidados que se deve ter com os acompanhamentos para não prejudicar a saúde e a dieta. 
  • manteiga - Foto Getty Images
  • margarina - Foto Getty Images
  • geleia de laranja - Foto Getty Images
  • colher cheia de maionese - Foto Getty Images
  • ricota - Foto Getty Images
  • requeijão no pão - Foto Getty Images
  • patê - Foto Getty Images
 
 
DE 7
manteiga - Foto Getty Images
Manteiga
Saborosa, ela é o mais popular dos acompanhamentos, mas é 100% composta por gorduras. Uma colher de sopa tem 75 calorias e 8,3 gramas de gordura. "Por ser de origem animal, feita da gordura do leite, ela apresenta gorduras saturadas e colesterol", explica Roberta. "As manteigas com sal apresentam maior teor de sódio e devem ser evitadas por quem é hipertenso. A mesma quantidade da versão light apresenta menor valor calórico (36 calorias), menos gorduras (4 gramas) e não causa tantos prejuízos à balança". 

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