Em Búzios, festa em homenagem a São Pedro reúne pescadores


A festa dos pescadores, realizada no último fim de semana em Búzios reuniu pescadores novos e antigos em torno da comemoração do seu padroeiro,  São Pedro. Logo no primeiro dia foi realizada a missa solene, na igreja de Sant’Anna, pelo padre José Alves Filho (Zito). As festividades prosseguiram com danças, barraquinhas de comidas típicas da época e a tradicional fogueira.


Na manhã de domingo a cidade acordou ao som dos repiques dos sinos da histórica Capela d Sant`Anna e com muitos fogos para anunciar o início dos festejos esportivos. Muitos pescadores e turistas aguardavam a tradicional corrida de bote a remo e das bateras. A presença de pescadores de todos os bairros da cidade transformou o momento em um verdadeiro encontro de amigos e familiares.
Às 11h00 aconteceu a bênção aos pescadores, que foi marcada pela emoção das palavras do Padre Zito quando se referia ao povo pescador que construiu essa cidade abençoada chamada Armação dos Búzios. Segundo o padre o pescador é o ícone de grande importância e beleza para a cidade de Búzios e que a Igreja sempre estará de portas abertas para esse povo que se arrisca no mar.
A tradicional procissão marítima com a Imagem de São Pedro foi o ponto alto da festa: acompanhada da Banda Sociedade Musical Santa Helena e dos pescadores que saindo da Capela de Sant’Anna, a Imagem foi conduzida até o do Centro onde teve início a procissão marítima. Composta de inúmeras embarcações decoradas a procissão passou pela praia da Armação, Canto, Tartaruga, Azeda e Ossos. No retorno, uma grande quantidade de fieis acompanhou a imagem até a Capela de Sant’Anna , onde ficará guardada até a próxima festa.
Após a procissão, o almoço que foi preparado pelas mulheres da comunidade de Sant’Anna foi servido a todos os presentes, na Praça dos Pescadores. Na ocasião o prefeito Mirinho Braga, que também foi pescador, recebeu uma homenagem dos pescadores: ele ganhou um troféu pelo dia do pescador. A festa seguiu durante todo o dia. Quem participou das homenagens pode se divertir ouvindo música, dançando e ouvindo histórias de pescador.

Comentários