Em Búzios, juíza eleitoral reúne candidatos e pede ordem



Búzios – A juíza eleitoral de Búzios, Dra. Alessandra de Souza Araújo, reuniu na tarde desta quinta (12) na sala do Tribunal do Júri da Comarca da Cidade todos os candidatos inscritos para disputar as eleições deste ano. A magistrada fez ponderações quanto às normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral e disse que pretende estar presente ao máximo durante todo o processo.
Segundo a juíza, como moradora de Búzios, se torna mais fácil participar do dia a dia dos candidatos e, consequentemente, atuar mais de perto na fiscalização e coibindo os excessos. Convocou a todos os presentes para efetivamente participarem na fiscalização e no apoio ao judiciário para que tudo transcorra em harmonia e com muito respeito aos eleitores.


- Os eleitores têm que ter tranquilidade para pensar e escolherem os seus candidatos – comentou a doutora Alessandra.
A responsável pela condução do pleito eleitoral, disse ainda que expediu ofícios à Polícia Militar, à Polícia Civil e também à guarda Municipal para que ambas corporações auxiliem a justiça na fiscalização. Mas que é de fundamental importância que haja a participação dos líderes dos partidos e dos candidatos nesta atuação para evitar que sejam praticados atos fora do contexto e que venham a desfigurar o processo democrático.
- Não vamos permitir que saiam por aí sujando a cidade. Búzios é uma cidade linda e devemos dar o exemplo. Não é nossa pretensão sair por aí prendendo os materiais de campanha que estejam em desacordo com as normas, mas também não podemos permitir que carros de som atuem com volumes altos e perturbando o sossego das pessoas – disse a Magistrada. E complementou dizendo que entende perfeitamente que Búzios não conta com a possibilidade da veiculação televisiva da propaganda eleitoral e que, por isso, vai ter o máximo de cuidado para analisar toda prática de propaganda nas ruas. Só não vai admitir os excessos e que estas propagandas venham a atrapalhar o sistema de trânsito e a tranquilidade do eleitor.
Ao final, depois de proferir discurso leve e sereno pedindo harmonia durante os três meses de campanha, a Doutora Alessandra abriu espaço para que os candidatos pudessem perguntar e dirimir dúvidas. Desde o uso da internet, emissoras de rádios e o uso de cartazes e outdoor, as perguntas dirigidas à responsável pelo processo eleitoral em Búzios foram formuladas e serviram de respostas para toda a assistência presente.
Surgiu da plateia a sugestão de ser criado um comitê interpartidário para que haja uma comunicação mais próxima do poder judiciário e que facilite o bom convívio entre todos os partidos e candidatos. O chefe do cartório eleitoral – Fábio, gostou da proposta e disse que vai conversar com a juíza para que seja viabilizada a criação do grupo.
A Doutora Juíza fechou o encontro convidando a todos para uma reunião no próximo dia 18 (quarta), às 18h30mim, também na sala do Tribunal do Júri, na qual contará com a presença do Corregedor da Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, Doutor Antônio Augusto de Toledo Gaspar.

Comentários