Justiça Eleitoral convoca mesários para as eleições 2012




Justiça Eleitoral convoca mesários para as eleições 2012Mais de 1.500 eleitores atuarão como mesários em Rio Grande

    As eleições municipais deste ano serão realizadas no dia 7 de outubro. E os Cartórios da 37ª e da 163ª Zonas Eleitorais estão intensificando o trabalho de preparação da estrutura necessária para que o processo ocorra de forma tranquila. Um dos itens deste trabalho é a definição das pessoas que irão trabalhar como mesários, a qual já está sendo providenciada. Desde o início de julho estão sendo feitas as convocações.
    Na 37ª ZE, ao todo serão convocados 750 eleitores para atuarem como mesários. Segundo informações de Luiz Henrique Marques Rocha Jr., chefe do Cartório, 40% do número necessário já estão convocados. Esse percentual corresponde a voluntários e servidores públicos que estão sendo contatados pelo próprio cartório. "Enviamos ofício aos órgãos públicos pedindo que verificassem os servidores públicos que desejassem trabalhar nas eleições deste ano e obtivemos resultado positivo", destacou o chefe do Cartório. Os outros 60% serão convocados via Correios, o que começará a ser feito daqui a duas semanas.


    A 163ª ZE vai convocar, no total, 792 pessoas para a função de mesário. O chefe do Cartório desta Zona Eleitoral, Giovane Araújo Brandão, informou ontem que falta convocar apenas 100 e que o processo está transcorrendo dentro da normalidade. A partir do recebimento da carta convocatória, as pessoas têm um prazo de cinco dias para solicitar dispensa à juíza eleitoral, apresentando documentação que comprove essa necessidade. E a magistrada decidirá se vai deferir o pedido ou não.
    Luiz Henrique Rocha Jr. observa que aqueles que trabalharem nas mesas receptoras nas eleições serão dispensados do serviço pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo do salário ou qualquer outra vantagem, conforme assegurado pela Resolução TSE 23.372 de 2011.
    Por Carmem Ziebell
    carmem@jornalagora.com.br

    Comentários