Mudança gráfica de O Globo prioriza maior espaço entre notícias


Jacqueline Patrocinio

pablojacoboblobo
Salão do Copacabana Palace em festa de lançamento do novo O Globo (Imagem: Pablo Jacob/O Globo)
Com mais espaços brancos, o “novo” O Globo está mais arejado e possibilita uma leitura mais agradável. O redesenho estreou na edição desse domingo, 29, data em que o veículo completou 87 anos. Com tipografia personalizada, impressão full color e suplementos mais atuais, veio a público um trabalho de 18 meses que envolveu toda a redação. 


Mais do que um novo projeto gráfico, o veículo investe em uma renovação do impresso. Após uma série de pesquisas da Cases i Associats, consultoria de design de Barcelona, com editores e leitores, foi definida uma estratégia para equilibrar a tradição do jornal e novos elementos visuais que priorizam uma leitura dinâmica. 

A mudança na primeira página será mais sentida nos fins de semana, com destaque para assuntos mais leves, para o público que tem mais tempo para leitura de temas mais descontraídos, e não quer deixar de lado os acontecimentos marcantes. 

A edição desse domingo trazia uma manchete do mensalão e destacava, também na primeira página, suplementos como a ‘Revista O Globo’. O novo projeto gráfico foi apresentado por um caderno especial com os bastidores das mudanças na redação, depoimentos de quem faz o veículo e perspectivas sobre o redesenho. 

Reforma gráfica com direito a festa
A festa de lançamento do novo formato aconteceu no Copacabana Palace na última quinta-feira, 26. Membros das Organizações Globo, do mercado publicitário e da imprensa reuniram para celebrar a mudança do diário carioca. 

Com a projeção de capas históricas do jornal em telões que simulavam uma rotativa, o diretor de redação do Globo, Ascânio Seleme, abriu a comemoração. “O novo projeto gráfico está mais leve, com mais movimento e mantém o bom humor sem perder sua densidade. O Globo não muda seu caráter plural nem sua aliança permanente em favor do Brasil e do Rio de Janeiro”, declarou. 

CEO do Infoglobo, Marcello Moraes reafirmou o compromisso com os leitores. “Esse novo projeto gráfico renovará e enriquecerá o jornal, que se torna mais ágil, mais jovial e com características próprias do leitor”. 

Online semelhante ao impresso
O site de O Globo também passou por mudanças nesse domingo. Desde então, a página da publicação na internet está com o logotipo centralizado com as linhas verde e amarela e a tipografia personalizada, acompanhando o padrão do papel. Os internautas podem conhecer o novo projeto gráfico no site, basta ser cadastrado na Globo.com. O acesso às edições digitais será gratuito até a terça-feira, 31.

Comentários