Em Iguaba Grande, Campanha contra a Pólio


A Secretaria de Saúde de Iguaba Grande estará vacinando as crianças de 0 a 5 anos de idade contra a poliomielite (paralisia infantil), no próximo dia 18 de Agosto, das 8h às 17h, nos Postos de Saúde Familiar (PSF). Essa é a segunda etapa de vacinação da campanha nacional. A coordenação do posto do Centro montará uma área de lazer para as crianças, as quais serão vacinadas em clima de festa.


            Os pais devem levar as crianças para essa segunda dose completando, assim, o calendário deste ano de vacinação contra a paralisia infantil.
A vacina
Praticamente não há reação contra a vacina. Algumas vezes pode aparecer diarréia. Deve-se prevenir a regurgitação até 30 minutos após a aplicação da vacina. Portanto, evite dar de mamar para não haver a possibilidade de vômitos.

Sinais da poliomielite
Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. A paralisia irreversível geralmente acomete uma em cada 200 infecções. Desses, de 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados. Não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de prevenção é a vacina.
A doença
Poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo, se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge principalmente crianças pequenas.
Manuel Salvador
Ascom Pmig

Comentários