Fifa decide em novembro se retira Recife como sede da Copa das Confederações


http://i2.r7.com/valcke-450x338.jpg

Secretário geral da entidade afirmou que Arena Pernambuco é monitorada diariamente

Jeróme Valcke encerrou na tarde desta quinta-feira (30) sua quarta visita ao Brasil no ano. Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, o seretário geral da Fifa voltou a falar com entusiasmo das sedes em Manaus e Cuiabá, visitadas no começo da semana, e reiterou a preocupação com Recife.

A cidade pernambucana, a princípio, será uma das sedes da Copa das Confederações de 2013. Porém, pode sair do calendário em novembro.


Com as obras atrasada no estádio Arena Pernambuco, Recife está sendo, nas palavras de Valcke, "monitorada" diariamente. No fim de outubro, haverá uma reunião para saber em que pé andam as obras e se a cidade será ou não mantida para sediar o torneio do ano que vem.

- Nós sabemos que temos de monitorar Recife para a Copa das Confederações, mas será monitorado somente até o fim de outubro. Aí vamos tomar nossa decisão e divulgá-la na primeira semana de novembro.

A Copa das Confederações acontecerá entre junho e julho de 2013. A princípio, são seis sedes: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza. Se a capital pernambucana sair, não haverá a inclusão de nenhuma outra sede.

No entanto, a preocupação com a Arena Pernambuco é apenas, na visão de Valcke, para a Copa das Confederações. O secretário geral da Fifa fez questão de frisar que, para a Copa do Mundo de 2014, nenhuma sede, por enquanto, o preocupa.

- Não há um estádio na zona crítica hoje para a Copa do Mundo. É claro que isso pode mudar a qualquer momento, mas não há nenhum em vermelho.

Jerome Valcke voltará ao Brasil no dia 18 de outubro e, depois, 28 de novembro. O sorteio para a Copa das Conederações acontecerá no dia 1º de dezembro, em São Paulo.

Comentários