Em Búzios, prefeitura ajuda pessoas a largarem vício do cigarro

O programa Municipal de Tabagismo, desenvolvido pela secretaria de Saúde de Búzios, através da sua Gerência de Programas de Saúde, distribuiu na ultima quinta feira (29), Dia Mundial Sem Tabaco, em diversas unidades do município, panfletos sobre os perigos causados pelo fumo para a saúde e para a natureza, em reforço à campanha do governo federal deste ano que é “Fumar: Faz Mal para Você, Faz Mal para o Planeta”.
        Desde 2009 o Programa Municipal de Tratamento ao Tabagismo, vem dando assistência integral a pessoas interessadas em parar de fumar. O trabalho, realizado por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro e médico, é feito na forma de terapia cognitiva comportamental, em grupo ou individualmente, através de quatro sessões semanais, realizadas nas unidades PSF nos bairros e na Policlínica, no centro.


De 366 pessoas atendidas nos últimos três anos, 160 obtiveram sucesso, deixando o vício. Esse número, aparentemente pequeno, torna-se significativo se considerada a estatística nacional do Ministério da Saúde, na qual de 80 % de fumantes que desejam largar a prática do tabagismo, apenas 3% conseguem parar sozinhos.
        - Essa realidade percentual reforça a necessidade de tratamento. Nosso programa funciona, mas dependemos que os fumantes interessados em deixar o vício nos procurem. Nós temos o tratamento, elas têm que ter o desejo de sair da situação em que se encontram – comentou Marina Bela, coordenadora do programa.
              Ela informou ainda que a cada mês novas turmas de vinte pessoas iniciam o tratamento, que começa por um levantamento histórico do paciente (anamnese), desde o primeiro dia em que  começou a fumar, para definir o perfil dele. Depois o médico avalia se este precisa ou não de medicamentos para ajudar no processo. Além das sessões semanais, a pessoa para conseguir de fato largar o fumo, precisa se submeter a um tempo de manutenção, para evitar uma recaída.
             Uma próxima turma já começa nesta segunda feira, dia 3, no PSF Custódio Alves, no Capão. Mas como o programa é contínuo a qualquer momento a pessoa pode se inscrever na unidade de saúde próxima de sua casa.  Maiores informações ligar para a Gerência de Programas de Saúde, 2623-8038.

Comentários