Mais de 130 mil fazem prova da OAB no domingo. Relembre dicas


Prova começa às 14h e tem duração de cinco horas
oab-prova-divulgaçãoEugênio Novaes/Divulgação - Ao todo, 117.852 bacharéis em direito vão participar da prova para obter o direito de advogar
Neste domingo (9) será realizada em todo o País a primeira fase do 8º Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ao todo, 117.852 bacharéis em direito vão participar da prova para obter o direito de advogar.


O exame acontece entre as 14h às 19h, o horário de Brasília, e terá duração de cinco horas. Neste dia será aplicada a prova objetiva, com 80 questões. Para o especialista em direito civil e coordenador dos cursos preparatórios para o Exame de Ordem da Rede LFG, João Aguirre, o ideal é manter o ritmo de estudos na véspera, já que a cobrança na prova é alta.

— A ideia central é que as provas tenham um grau de dificuldade equivalente ao de exames anteriores. Mas o que se vê na prática é a variação desse grau, com algumas provas sendo consideradas mais difíceis e outras mais fáceis.

Entre as disciplinas cobradas na prova, a aposta do especialista é que o direito civil seja o mais difícil.

— Historicamente a prova de Direito Civil sempre possui um nível de dificuldade mais elevado, em razão do volume de matéria correspondente aos cinco anos de faculdade. Já as questões de Direito do Consumidor costumam apresentar um nível de exigência mais razoável.


Entretanto, para quem ficou na dúvida sobre o que estudar nos próximos dias, Aguirre sugere revisar os conteúdos mais simples. 

— Todas as matérias têm relevância, mas nessa reta final de estudos, dê preferência àquelas que possuem um volume menor de matéria e um peso importante na prova. 

Para o professor, o candidato também deve ficar atento ao que sai nos noticiários, pois isso faz a diferença no dia do Exame.

— O aluno que está antenado com as notícias do cotidiano e sabe o que está acontecendo em seu País e no mundo possui uma bagagem muito interessante para o exame, especialmente em se tratando de questões relacionadas aos Direitos Humanos, ao Direito Constitucional e etc.

Para combater o nervosismo, o docente sugere se preparar e chegar ao local de prova com uma hora de antecedência. Também é importante dedicar um tempo no dia anterior para separar o material.

— No dia da prova consuma bastante água e alimentos leves para ajudar.
Confira o calendário do 8º Exame de Ordem Unificado da OAB
Prova seleciona bacharéis para atuaram como advogados
EtapaData
Abertura do edital1/8/2012
Período de inscrições1/8/2012 a 17/8/2012
Prova objetiva (1ª fase)9/9/2012
Resultado preliminar (1ª fase)19/9/2012
Período de recurso (1ª fase)19/9/2012 a 22/9/2012
Prova prático-profissional (2ª fase)21/10/2012
Resultado preliminar (2ª fase)8/11/2012
Período de recurso (2ª fase)8/11/2012 a 11/11/2012


Comentários