Morando no Brasil, jornalista americano relata em livro a vida nas favelas carioca


Livro_do_jornalista_americano

Douglas Mayhew visitou 70 comunidades do Rio em três anos(Imagem: Reprodução/MSN)

O jornalista americano Douglas Mayhew, que vive no Brasil há mais de cinco anos, lançou na quinta-feira, 12, durante a feira ArtRio, o livro Inside the favelas: Rio de Janeiro (Por dentro das favelas: Rio de Janeiro).  Em entrevista para o Estadão, o escritor falou sobre o projeto.


Mayhew contou que a ideia surgiu quando ele trabalhava como voluntário na ala infantil do Hospital Municipal Miguel Couto. Uma vez por semana, distraía as crianças na sala de brinquedos. Durante uma das visitas, ele conheceu um menino que tinha levado um tiro no braço. “Me falaram que isso é comum no Rio e que eu tinha que me acostumar. Mas isso não é algo a que se possa acostumar", disse o jornalista.
Segundo o profissional, a visão do garoto que  tomou um tiro em sua própria comunidade, o indignou. A partir daquele momento, começou a realizar uma pesquisa, conhecer e entender as favelas cariocas. "Não conseguia imaginar um lugar em que a vida de uma criança era ameaçada não apenas por doença, ou por acidentes, mas pelo próprio ambiente e pessoas ao seu redor. Elas eram o perigo. Eu não podia acreditar. Então programei uma visita à Rocinha", contou para o site do jornal. 


Antes de viver no Brasil, o jornalista dirigia uma galeria de arte em Nova York. O lançamento da obra nos Estados Unidos acontece em 12 de outubro.




Comentários