PEC dos Jornalistas já tramita na Câmara dos Deputados


Agora com novo número (206/2012), a PEC dos Jornalistas já chegou à Câmara dos Deputados e foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A Executiva da FENAJ está fazendo contatos com lideranças da Casa para conhecer o processo de tramitação da matéria. A Federação definiu um plano de ação para buscar a votação da PEC até o final de 2012.

Além das articulações com lideranças da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça, a direção da FENAJ proporá aos deputados Paulo Pimenta (PT/RS) e Rebecca Garcia (PP/AM), presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, respectivamente, a organização de um ato nacional em defesa da proposta.




Aos moldes do que foi feito quando a PEC tramitava no Senado, a FENAJ prepara um “Placar Nacional”, com a posição de cada deputado sobre a PEC 206/2012, que será publicado no site da entidade. E orientou os Sindicatos da categoria a também organizarem e publicarem em seus sites e veículos de comunicação os respectivos placares regionais.

Debates e manifestações públicas, produção de artigos e campanha de e-mails de sensibilização aos parlamentares também compõem o rol de ações propostas.

“É fundamental que os Sindicatos e apoiadores intensifiquem a campanha junto aos deputados da sua região, insistam nas suas adesões à Frente Parlamentar em defesa do diploma e ampliem a defesa da obrigatoriedade da formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão”, explica Valci Zuculoto, da direção da Federação e do Grupo de Trabalho da Campanha em Defesa do Diploma.

Para fortalecer a campanha, a Executiva da FENAJ também decidiu que o trabalho do GT Nacional do Diploma será reforçado com a inclusão das vices-presidências regionais da Federação, que passarão a também atuar junto aos Sindicatos das suas regiões para estimular a intensificações das ações.

Comentários