Site Memória Fazendária é lançado oficialmente em Cabo Frio


Foto: César Remedy
Legenda: Da esquerda para direita - Andréia Gorito, Clésio Guimarães, José Correia, Ricardo Azevedo, Margareth Alves, Roberto Nogueira e Mauro Branco
Em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira, 19 de setembro, no Instituto Cultural Carlos Scliar, a Prefeitura de Cabo Frio lançou oficialmente, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, o Site Memória Fazendária.


Este site é fruto do Projeto Memória Fazendária, iniciado em 2001, que tem autoria, coordenação, paleografia e pesquisa de Margareth Silva Rodrigues Alves.
- É com muita alegria que disponibilizamos a Biblioteca Digital da Secretaria Municipal de Fazenda, fruto do Projeto Memória Fazendária que é pioneiro e resgata informações imprescindíveis não só para os proprietários de imóveis em Cabo Frio, bem como para os pesquisadores e estudantes da história local e regional – disse ela.
Através do endereço eletrônico www.paleografia.com.br é possível ter acesso a toda história da cidade, onde estão disponíveis dados históricos e atuais, como por exemplo, os nomes de todos os vereadores que já ocuparam a Câmara Municipal de 1830 a 2012, lista dos patrimônios de Cabo Frio, fotos, livros paleografados, dentre outras informações.
Ao ver todo material entendi que era importante dar continuidade ao projeto, pois a população cabofriense e das regiões circunvizinhas merecem ter acesso a estes documentos históricos. De forma escrita e utilizando a tecnologia disponível em nosso tempo, ampliamos o projeto, visando suprir a necessidade de reestruturação do arquivo da Secretaria Municipal de Fazenda, que se encontrava sem condições de atender adequadamente ao contribuinte. Instalamos um programa de software português, que agilizou o processo de busca de documentos e que hoje eleva o arquivo da instituição a ser referência de organização – afirmou o Secretário de Fazenda, Clésio Guimarães.
Durante o evento, que contou com a presença de cerca de 100 pessoas, compareceram, além do Secretário de Fazenda, Clésio Guimarães e da autora e coordenadora do Projeto memória Fazendária, Margareth Silva Rodrigues Alves, os Secretários de Cultura, José Correia; de Agricultura, Roberto Nogueira; de Transporte, Mauro Branco; e os Coordenadores de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, Ricardo Azevedo; e de Comunicação Social, Andréia Gorito.


Carolina Rocha

Comentários