A Raza dividida; Búzios, Cabo Frio e Tamoios


Onde é realmente a linha imaginaria que separa a Raza entre dois municípios e onde fica o distrito de Tamoios nessa historia. 
Victor Viana @VianaBuzios 
A grande região da Raza é dividida entre dois famosos municípios – Búzios e Cabo Frio- o que causa sérios danos sociais aos moradores dessa que ironicamente é chamada de Faixa de Gazah , referindo-se a área de constante conflito que divide Árabes e Israelenses.  
Por anos achou-se que a rua 22 fosse a linha imaginaria que separa os já citados municípios. Em foto aérea a que qualquer  um pode ter acesso na prefeitura  de Búzios a linha divisória dos municípios é bem mais abaixo. Fica entre o Posto de Saúde da Raza e o bar do Avião. Isso torna a rua oficialmente Cabo Frio, fazendo parte então do  2º distrito desse municipio – Tamoios-  o que torna mais difícil ainda a solução de tantos problemas encontrados pela parte cabofirense da Raza. O 2º distrito sempre foi uma área completamente abandonada pela sede de Cabo Frio, o que tem motivado um forte movimento emancipacionista e de desobediência civil na parte urbana do distrito, ignorando em alguns momentos o bairro da Maria Joaquina.



  As tentativas de emancipação conjunta do 2º e 3º distritos 

Quando se fala dos limites divisórios de Búzios e Cabo Frio, cita-se sempre a parte Oeste da divisa, que é justamente a divisa com o 1º distrito. A divisa a Noroeste não é citada, não revelando assim os diversos conflitos e problemas enfrentados por toda uma grande comunidade com a divisa de Búzios com o 2º distrito de Cabo Frio.  Em 1991 realizou-se o primeiro plebiscito para consulta da população, que deveria opinar sim ou não a respeito da emancipação. Tamoios tentou emancipar-se junto com Búzios- então 3º distrito- nessa época, não atingindo o quorum mínimo e assim, mesmo Búzios tendo atingido o quorum mínimo, não ocorreu a emancipação.  Imediatamente Búzios entrou com um novo processo, no qual na época, o então deputado, Alair Correia, foi contra. Sofrendo com gravíssimo problema de abastecimento de água  Tamoios recebeu do Governo do Estado a construção de uma instalação de tratamento de água , que abasteceu 5 mil casas, o que acalmou algumas lideranças locais e Búzios emancipou –se sozinha em 1995. Fotos da época mostram manifestantes buzianos pedindo a emancipação com faixas onde excluem o 2º distrito do território da Búzios emancipada.  

 Informações diferentes sobre a divisão traumática da região da Raza

É de acordo de todos, o trauma cultural e social causado pela divisão da Raza, deixando o bairro da Maria Joaquiana em solo cabofriense. Mas as opiniões diferem muito sobre as reais razões dessa divisão que deveria, entre outras coisas, ter respeitados limites naturais como o Rio Una, que desemboca na Praia Rasa.  Há os que consideram a pressa para a emancipação o fator que teria levado a tão desastrosa divisão. Mas é claro que uma afirmação como essa não se sustenta facilmente o que leva a especulação de um possível acordo econômico entre os municípios mãe e o novo município que se formaria. A razão seria os royaties do petróleo, do qual a Praia Rasa é responsável por 75% da arrecadação do município de Cabo Frio, com isso nasceria um município promissor – Búzios –  e decretar-se-ia a falência econômica de Cabo Frio. 

 Exploração em época de eleição 

Se “a Raza buziana” sofreu todos esses anos por não estar localizada na península, alvo da ocupação das elites cariocas e depois dos investidores estrangeiros, a Maria Joaquina sofre com as manobras eleitorais onde por anos sua população esteve domiciliada em Cabo Frio, mas mantinha seus títulos de eleitor em Búzios, sendo enganados por candidatos oportunistas de Búzios e ao mesmo tempo não despertando interesse de políticos eleitos de Cabo Frio pelo lugar não  ser um “colégio eleitoral” interessante.















LIMITES TERRITORIAIS DE BÙZIOS
COM O MUNICÍPIO DE CABO FRIO

Começa no Marco do Peró, localizado na Praia do Peró, que fica a uma distância aproximada de 1000 metros da ponta da Caravela. Deste ponto seguindo em linha reta passando próximo ao Centro Administrativo até alcançar a curva do Canal Artificial da Fazenda Assumpção, e por este canal seguindo até cruzar a linha divisória interdistrital do 2º Distrito de Cabo Frio (Tamoios), que fica a distância aproximadamente de 2700 metros do Marco do Retiro. Daí seguindo por esta linha divisória no sentido SW a NE até o Marco do Gonçalves na Raza.


As novas tentativas de emancipação de Tamoios e a situação da Raza
Fonte:  osmarfilho.blogspot.com
Como as condições sociais e de infraestrutura do 2º distrito não avançaram consideravelmente nesses anos e com a formação de um comercio dinâmico e uma conscientização, por parte da população, sobre seus direitos, levaram a um novo anseio pela busca de um novo processo de emancipação de Cabo Frio.  No entanto o Supremo Tribunal Federal  - STF- já disse que essa medida é inconstitucional, desde a emenda 15- 96, não haverá criação de município sem que haja mudança na constituição. Mas grupos pró emancipação ainda confiam nessa possibilidade apontando casos bem sucedidos  em outras cidades recém criadas na Bahia  e Rondônia.  

Victor Viana : Jornalista, Assessor de Imprensa e Analista de Mídias Sociais. Veja mais dos meus artigos, cronicas, Reportagens e entrevistas em www.victorvianabuzios.blogspot.com 

Comentários