Búzios, pode se tornar a primeira 'Cidade Inteligente' da América Latina

Diversas pesquisas tecnológicas estão sendo realizadas na cidade.
Até junho de 2013, 200 medidores digitais serão instalados nas moradias.
Andreia Constâncio
O município de Armação de Búzios, Região dos Lagos do Rio, está a caminho para se tornar a primeira "Cidade Inteligente" da América Latina, quando o assunto é geração de energia. O balneário está servindo de pesquisas para o uso novas tecnologias e a preocupação não é somente com a questão econômica. Há também a questão ambiental e os resultados dos testes já estão aparecendo.

Sessenta lâmpadas de led já iluminam as ruas ao redor da Lagoa da Usina. Juntas, representam uma economia de 70% na iluminação pública. Até abril de 2013, mais 90 serão instaladas. Nas casas, 200 medidores digitais vão ser instalados atmbém até junho de 2013. Eles mostram na conta quanto cada equipamento consome de energia. Com isso, o morador consegue controlar melhor os gastos.
Segundo os técnicos que trabalham no município, essas tecnologias já são adotadas em outros países. Em Málaga e Barcelona, na Espanha, e em Bari e Genova, na Itália, por exemplo, essas técnicas já são muito comuns e foram aprovadas pelos  moradores. Com a conclusão do projeto, Búzios vai se tornar a primeira cidade da América Latina com esse novo modelo de uso da energia.

Seis eletropostos também serão implantados no município. Neles, veículos elétricos podem ser carregados na tomada gratuitamente, emitem menos gás carbônico e geram economia para o bolso. O projeto ainda inclui o fornecimento gratuito de internet sem fio.
Cento e vinte pesquisadores da concessionária Ampla, de universidades e institutos de educação do Rio de Janeiro fazem parte do projeto Cidade Inteligente.  Cerca de R$ 40 milhões serão investidos em pesquisas e tecnologias, que trabalham também com a questão da sustentabilidade,  como a instalação de placas de captação de energia solar em casas e no comércio. E como o vento também é uma característica da cidade, seis aerogeradores, devem ser instalados.

Comentários