Campanha ´Outubro Rosa` chega a Macaé


Subsecretaria de Políticas para as Mulheres recebeu iluminação especial.
Orientações sobre a prevenção marcaram o primeiro dia de evento.

Campanha ´Outubro Rosa` chega a Macaé, na Região dos Lagos do Rio (Foto: Malheiros)Campanha ´Outubro Rosa`  (Foto: Malheiros)
A campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, a “Outubro Rosa”, que já passou por outras cidades do Rio de Janeiro, como Cabo Frio e Petrópolis, agora chega a Macaé, no Norte do estado. Nesta quinta-feira (18), a subsecretaria de Política para as Mulheres recebeu iluminação toda na cor da campanha. Também foram oferecidas orientações sobre a prevenção e a importância do autoexame pela mulher. A intervenção ocorreu em tendas montadas na Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora. Os stands também funcionarão na próxima quinta-feira (25), das 13 às 17h.


No período da tarde, equipe multidisciplinar da subsecretaria e estagiários prestaram informações à população sobre a doença que mata milhares de mulheres todos os anos no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.
Segundo o Instituto, a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Representa 22% dos novos casos que surgem a cada ano. Ainda, está mais presente entre as mulheres.
No Brasil, ainda de acordo com o Inca, as taxas são consideradas elevadas e a principal causa pode ser o diagnóstico tardio. No mundo a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Em 2012 foi registrada estimativa de quase 53 mil novos casos. Em 2010, os mortos pela doença somaram cerca de 13 mil. Desses, 147 homens e o restante mulheres.
A opinião de especialistas de que quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento, foi retratada no primeiro dia do evento em Macaé.
O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo. O nome vem do mês em que é realizado e da cor rosa dos laços que simbolizam a luta contra o câncer de mama

Comentários