Criador de ‘Os trapalhões’, Wilton Franco morre aos 82 anos



Ex-diretor faleceu em Penha, cidade de Santa Catarina
Foto: Divulgação

Ex-diretor da Globo e criador do programa humorístico “Os trapalhões”, Wilton Franco morreu aos 82 anos na manhã deste sábado, em Penha, cidade de Santa Catarina. Ele teve um princípio de AVC em casa e foi levado para o Hospital Nossa Senhora da Penha. A caminho da unidade, sofreu uma parada cardíaca e faleceu ainda na ambulância, por volta das 10h30m.


O velório começará às 17h deste sábado, na capela mortuária da Penha, que fica no cemitério da Penha. A partir das 9h deste domingo, o corpo de Franco vai ser cremado em Balneário Camboriú, no Crematório Vaticano.
Nos últimos dez anos, Franco trabalhou como assessor artístico e conselheiro de Alex Murad, filho de Beto Carrero, que cuida das empresas do pai. Ele dirigiu “Os trapalhões” na Globo de 1988 a 1992. Na TV Tupi, esteve à frente do programa “Hoje é sábado” e, na TV Excelsior, comandou “Moacyr Franco Show”.
Maurício Sherman, diretor-geral do “Zorra total”, conheceu Wilton na década de 50, na Rádio Tupi. Sherman vinha do teatro e Franco estava iniciando a sua carreira como locutor e ator de rádionovelas.
- Ele era um rapaz brilhante e logo se tornou uma estrela do rádio. Fazia tudo: era apresentador, animador de auditório, locutor - lembra Sherman, que, posteriormente, trabalhou com oex-diretor nas TVs Tupi e Excelsior.
Nos anos 70, quando foi dedicar-se ao lançamento da novela "Jerônimo - o herói do sertão", exibida pela TV Tupi, Sherman entregou a direção do programa de Flávio Cavalvanti para Franco.
- A última vez que nos falamos foi há cerca de um ano, quando conversamos sobre um show no parque do Beto Carreiro - lembra Sherman. - Mais do que uma figura importante na história da TV, Wilton foi um companheiro de longa jornada. Estou muito triste com sua morte


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/criador-de-os-trapalhoes-wilton-franco-morre-aos-82-anos-6391783#ixzz29DIjiQqv
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários