Esclareça algumas dúvidas sobre as eleições 2012 deste domingo (7)


É hora de esclarecer as dúvidas para chegar na urna sabendo o que fazer.
Todas as informações foram retiradas do Tribunal Regional Eleitoral do RJ.

As eleições 2012 estão chegando e é hora de ir às urnas sem nenhuma dúvida. Por isso, a equipe do G1 Serra, Lagos e Norte separou alguns esclarecimentos que podem ajudar você a não ficar com dúvida na hora de votar. As informações abaixo são do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. 


Quando serão realizadas as Eleições Municipais?
1º Turno: dia 7 de outubro das 8h às 17h.
Em todos os municípios para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

2º Turno: dia 28 de outubro das 8h às 17h.
Se nenhum candidato a prefeito e vice-prefeito alcançar a maioria absoluta dos votos no 1º Turno (nos municípios com mais de 200 mil eleitores) será feita nova eleição com os 2 mais votados. 

Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos. Para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. 

Quem são os eleitores que tem preferência para votar?
Primeiramente os candidatos. depois o juiz eleitoral e os juízes dos tribunais eleitorais. Em seguida os funcionários a serviço da Justiça Eleitoral. Os promotores públicos a serviço da Justiça Eleitoral. Os policiais militares em serviço. Os eleitores maiores de 60 anos, enfermos, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e  mulheres grávidas e lactantes. 
Eu tenho uma deficiência que dificulta o exercício do voto. Posso ter ajuda de uma pessoa para votar no dia da eleição?
Apenas os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenham requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.
Tenho um amigo que é deficiente visual e conhece o sistema Braille. A urna eletrônica possui teclado com essa identificação?
A urna eletrônica possui o teclado com o sistema Braille para os eleitores com deficiência visual. 

Qual a ordem de votação na urna eletrônica?
A urna eletrônica exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária, nesta ordem:
- Vereador;
- Prefeito e Vice-Prefeito.

Eu posso levar o santinho com os números dos meus candidatos no dia da eleição?
 A chamada “cola” pode ser levada pelos eleitores, pois facilita e torna mais ágil o processo de votação. Por isso, no dia da eleição, leve anotados os números dos seus candidatos.
O que acontece se eu votar em branco?
É considerado voto em branco aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político, apertando a tecla BRANCO da urna. O voto em branco é registrado apenas para fins de estatística, e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.
Eu posso votar na legenda do partido?
O voto de legenda é dado pelo eleitor, nas eleições proporcionais, ao número do partido de sua preferência. Assim, se o eleitor digitar apenas os dois primeiros números, deixando de informar os três últimos números que definem o candidato a vereador, o voto será válido, somando-se aos votos nominais (votos dados aos candidatos) para o cálculo dos quocientes eleitoral e partidário.
Se houver segundo turno em meu Município, é preciso votar novamente?
O voto é obrigatório no primeiro e no segundo turno, onde houver. 
Pde votar em trânsito?
Para as eleições municipais, o eleitor só poderá votar no seu domicílio eleitoral. Na impossibilidade, deverá justificar sua ausência no dia da eleição. 
do G1

Comentários