Ficha Limpa terá mais peso nas eleições do que mensalão, diz Cármen Lúcia



Tribunal Superior Eleitoral recebeu quase sete mil recursos

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou neste sábado que a Lei da Ficha Limpa terá mais peso nas eleições municipais deste domingo do que o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao participar da apresentação do sistema de dados do tribunal, a ministra afirmou que os votos dos acusados de serem ficha suja serão contabilizados separadamente na apuração. Os recursos dos candidatos que tiverem possibilidade de vitória serão os primeiros a serem julgados pelo tribunal.

— Eu acho que o maior impacto foi da sociedade quando reagiu no sentido de ter a iniciativa da Lei da Ficha Limpa. Essa foi a grande mudança e o mais é consequência. Julgamento de qualquer lugar e de qualquer caso nunca será suficiente para uma mudança tão grande como foi a própria sensibilidade do cidadão — afirmou a presidente do TSE e ministra do STF.
Até este sábado, o TSE recebeu quase sete mil recursos de políticos. Cerca de dois mil ainda não tiveram um parecer da Corte. Cármen Lúcia, entretanto, rebateu as críticas de lentidão da Justiça e afirmou que os candidatos com processo pela Lei da Ficha Limpa chegam à eleição com pelo menos duas decisões: uma do juiz do estado de origem e outra do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral.
— Quando se diz que ainda há recursos pendentes não significa que o candidato ou o partido ou a coligação que tenha tido candidato de alguma forma impugnada não tenha recebido qualquer decisão. Ele já recebeu decisão do juiz, outra decisão do tribunal regional eleitoral e, claro, no exercício do seu direito, recorre para cá.
Ela falou que a Ficha Limpa pode ter levado a um “desânimo” dos candidatos acusados de serem ficha suja na hora de recorrer à Justiça Eleitoral e por isso não houve tantos recursos.
Questionada sobre um prazo para a conclusão da apuração deste domingo, Cármen Lúcia não se comprometeu nem com um horário ou mesmo uma data para o fim da contagem de votos:
— Sou mineira demais para isso.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições no seu celular e tablet. Acesse app.oglobo.com.br/eleicoes.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ficha-limpa-tera-mais-peso-nas-eleicoes-do-que-mensalao-diz-carmen-lucia-6308463#ixzz28XzRhu9z
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários