PESQUISA NO BRASIL:Crianças e adolescentes em peso nas redes sociais


article image

Pesquisa revelou que 70% das crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos no país têm perfil em uma rede social

O comportamento das crianças e adolescentes brasileiros na internet foi tema de um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. A pesquisa “TIC Kids Online” revelou que 70% do público infantil no país têm perfil em uma rede social.
Ainda de acordo com a pesquisa, que contou com a participação de 1.580 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos e 1.580 pais de filhos com a mesma faixa etária, 47% do público infantil brasileiro acessa a internet todos os dias ou quase todos os dias.


A conexão à rede é feita na escola (42%), em um ambiente coletivo no domicílio (40%), em lan houses (35%) e no celular (18%). Os trabalhos escolares, o acesso a redes sociais e a vídeos no YouTube, além de jogos online e mensagens instantâneas, estão entre as atividades mais mencionadas pelas crianças e adolescentes.

Internet com segurança

A participação de crianças e adolescentes brasileiros em redes sociais aumenta de acordo com a faixa etária. Entre as crianças com idades entre 9 e 11 anos, o índice de adesão às redes sociais é de 42%. Já entre os jovens com idades entre 15 e 16 anos, o índice é de 83%.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil destaca o fato de a utilização “das redes sociais no Brasil superar o uso na Europa entre crianças, onde o uso atinge 57%”.
Em relação aos pais, a pesquisa mostra que 71% acham que seus filhos utilizam a internet com segurança.
Caro leitor, você acha que as redes sociais são um “ambiente” adequado para crianças e adolescentes? Os pais devem monitorar o acesso à rede?

Comentários