REcine divulga a lista de selecionados para a Mostra Competitiva de Filmes de 2012


Foram selecionados 17 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, para concorrer na Mostra Competitiva de Filmes do 11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo REcine 2012, que acontece de 10 a 14 de dezembro no Arquivo Nacional, com entrada franca.
O veterano documentarista Sílvio Tendler concorre com o curta Giap – Memórias centenárias da resistência, que traz o depoimento do general que comandou a resistência vietnamita contra o exército francês em 1954 e na guerra contra os americanos.


Brasil e Cuba nas semifinais das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando as brasileiras acabaram derrotadas, é o tema do documentário Pátria, de Fábio Meira. Também sobre esporte, Ser campeão é detalhe: Democracia Corinthiana, de Gustavo Forti Leitão e Caetano Tola Biasi, conta a história do movimento revolucionário liderado nos anos 80 pelo jogador Sócrates, que deu voz aos atletas nas decisões internas do clube de maior torcida de São Paulo e desafiou o conservadorismo no futebol brasileiro.
Temáticas do Nordeste do Brasil também estão presentes em filmes comoUrânio Picuí (direção de Tiago Melo e Antonio Carrilho), que aborda a questão da exploração de minério no sertão do Seridó, na Paraíba. Suspeita-se que o urânio usado na fabricação da bomba nuclear lançada em Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial, tenha sido retirado daquela região. Já Os últimos cangaceiros, de Wolney Oliveira, mostra a vida de um casal que esconde dos próprios filhos, por mais de 50 anos, sua verdadeira identidade e o fato de ter pertencido ao bando de cangaceiros de Lampião.
O festival recebeu também inscrições vindas da Espanha e de Portugal. Os vencedores das 11 categorias da Mostra Competitiva serão anunciados na noite de encerramento do REcine, no dia 14 de dezembro.
Serviço
REcine 2012 – 11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Data: 10 a 14 de dezembro
Local: Arquivo Nacional – Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro
Entrada franca
Realização: Arquivo Nacional e Rio de Cinema Produções Culturais.
Informações
Arquivo Nacional
Tel.: (21) 2179-1349 – 2179 1337 – E-mail: recine@arquivonacional.gov.br
Rio de Cinema Produções Culturais
Tel.: (21) 2220 9800 – 9730 2581 – E-mail: recine@gmail.com
Site: www.recine.com.br

Comentários