Arquiteto Oscar Niemeyer está em franca melhora, diz médico


Segundo equipe, ainda não há previsão de alta.
Sobrinho diz que ele está ansioso para sair do hospital.
Médicos conversaram com a imprensa na manhã deste domingo (11) (Foto: Isabela Marinho)Médicos conversaram com a imprensa na manhã
deste domingo (11) (Foto: Isabela Marinho)
O arquiteto Oscar Niemeyer está em franca melhora, segundo a equipe médica que o atende no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O médico Fernando Gjorup, diretor geral da unidade, a diretora Cristina Quadrat e o médico Paulo Niemeyer falaram sobre o tratamento do paciente em entrevista coletiva na manhã deste domingo (11).
“É uma saúde frágil, própria da idade, e no evento clínico atual, ele vem se recuperando bem. Embora, pela idade, inspire bastante cuidados, ele está bem”, disse Gjorup, destacando que não há nenhum indicativo que o arquiteto vá piorar.


Há quatro semanas Oscar Niemeyer foi internado com quadro de desidratação. Segundo o médico, é comum, pela idade dele, que ele tenha um grau de desidratação. “O rim sofreu com esta desidratação e sua função renal ficou prejudicada. Isto ainda preocupa, mas ele vem melhorando. Ele está respondendo ao tratamento e isto é o mais importante”, disse Gjorup.
Oscar Niemeyer internado Rio (Foto: Marcia Foletto/ Ag. O Globo)Oscar Niemeyer internado Rio
(Foto: Marcia Foletto/ Ag. O Globo)
O arquiteto está lúcido e reconhece as pessoas. De acordo com o médico, no final de semana passado ele estava discutindo um projeto com um calculista do escritório dele.

Oscar Niemeyer está em uma unidade intermediária, entre o quarto e o CTI. Ele respira espontaneamente, ou seja, não depende de aparelhos, e está comendo, embora receba suporte alimentar.

“A família está muito satisfeita com a saúde dele e a gente espera levá-lo de volta para casa”, disse o médico e sobrinho do arquiteto, Paulo Niemeyer. Segundo Paulo, seu tio está lúcido e não vê a hora de sair do hospital.
 
  Os médicos ressaltaram que a coletiva foi devido aos boatos sobre a saúde de Niemeyer. Fernado Gjorup disse que há que há três anos o arquiteto esteve internado com choque séptico e que, na ocasião, seu estado de saúde era muito mais grave que o atual.
De acordo com Vera Niemeyer, mulher do arquiteto que estava no local, Niemeyer ainda tem muitos projetos e o que mais chama a atenção é um Centro Cultural no Marrocos. “Ele está ansioso para sair logo e perguntando quando vamos sair para tomar um vinho”, disse.
Niemeyer está internado desde a tarde de terça-feira (6).

Em maio, Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.
Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.
O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, completará 105 anos no dia 15 de dezembro.
do G1

Comentários