Inflação, royalties e eleições nos EUA: a semana de Miriam Leitão

Confira as análises da comentarista na semana de 5 a 9 de novembro.
Royalties do petróleo
"O petróleo é de todos os brasileiros. O Rio e o Espírito Santo são produtores. É a mesma coisa se quisesse que o minério de Minas Gerais fosse partilhado para o Rio Grande do Sul. A lei estabelece que os estados produtores têm a vantagem. Não pode retroagir uma lei para prejudicar".

Exibido em 08/11



______________________________________________________________________________

Inflação brasileira

"No Brasil, o problema é a inflação, que está subindo. Em outubro, o IPCA  de 0,59% foi maior que o previsto. Pior ainda é que essa é apenas a inflação da classe média. A inflação dos mais pobres ficou em 0,71%. A inflação acumulada dos mais pobres já chegou a 6%".
Exibido em 08/11

______________________________________________________________________________

Vitória de Barack Obama

"O presidente Obama conseguiu construir um discurso que uniu vários grupos. Do outro lado, Mitt Romney errou quando foi muito para a direita em todas as áreas, perdendo parte do eleitorado independente. Obama falou no discurso, a grande força da América hoje está na diversidade".
Exibido em 07/11

_____________________________________________________________________________

Eleições americanas

"Tudo que acontece nos Estados Unidos mexe com a economia do mundo inteiro. O país perdeu muita importância no comércio com o Brasil de 2002 para cá, mas esse ano está aumentando. Foi com Obama que o Brasil conseguiu tirar a barreira sobre o etanol".
Exibido em 06/11

Comentários