Em Búzios, construção em área de preservação é demolida

Construção estava sendo erguida no meio da mata, na praia da Rasa. 

demolição 047
Uma construção em área de preservação permanente foi demolida nesta sexta-feira (30), em Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Rio. A construção estava sendo erguida no meio da mata, na praia da Rasa. A obra estava sendo realizada em uma clareira desmatada e com acesso apenas por trilhas. O problema começou em 2005, quando foi construída uma pequena cisterna, destruída na época pela prefeitura da cidade. Depois, as proprietárias do terreno, que moram no Rio de Janeiro, tentaram licença para a construção da casa, sem sucesso. Desobedecendo a ordem do poder público, hၠdois meses, a obra foi reiniciada.


A demolição  realizada pela Prefeitura de Búzios começou pela cisterna, no alto do morro. O material de construção que estava no caminho foi destruído e as cercas arrancadas. Os funcionários encarregados pela demolição, não estavam com equipamentos de segurança, mas mesmo assim foram autorizados a começar a ação. Assim que foi percebido que o trabalho era perigoso, o serviço foi paralisado.
Segundo o coordenador de Combate a Crimes Ambientais, José Padrone, um técnico será enviado até o local na próxima segunda-feira (03) para fazer a avaliação do terreno. Ainda segundo o coordenador, pode ser que na próxima visita, a quipe precise usar explosivos .
Como no local não hၠacesso para as máquinas e a demolição, o trabalho precisa ser feito no braço.Toras de madeira foram usadas para desmanchar paredes e algumas vigas. As pilastras de fundação devem ser arrancadas na semana que vem com cabos de aço.
De acordo com a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios, 25 casas foram destruídas este ano no município em área de preservação.

Comentários