Flu é tetracampeão e coloca Palmeiras à beira do rebaixamento


Com a vitória por 3 a 2, a equipe carioca garantiu o título antecipado e aumentou a agonia palmeirense na luta contra o rebaixamento
Fluminense é novo campeão brasileiro. Com a vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, no domingo (11), no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, pela 35ª rodada do campeonato, a equipe carioca garantiu o título antecipado. Além disso, o resultado da partida ainda aumentou a agonia palmeirense na luta contra o rebaixamento. Fred balançou a rede duas vezes e fez toda a jogada do outro, que terminou com o gol contra de Maurício Ramos.


Além da vitória em Presidente Prudente, o Fluminense contou com o tropeço do Atlético-MG, que empatou com o Vasco, também neste domingo, no Rio. Assim, o time carioca abriu 10 pontos de vantagem na liderança - o novo segundo colocado é o Grêmio - e não pode mais ser alcançado nas três rodadas que restam para o final do campeonato.
O Palmeiras entrou em campo neste domingo sem risco de ser rebaixado já nesta 35ª rodada, por causa da derrota da Portuguesa na noite anterior. Mas, com a derrota para o Fluminense, a queda para a segunda divisão virou uma questão de tempo. Faltando apenas três jogos, está com 33 pontos, sete atrás do primeiro fora da zona de rebaixamento.
Precisando desesperadamente da vitória, o Palmeiras entrou em campo neste domingo com uma escalação surpreendente. O técnico Gilson Kleina colocou Wesley na lateral, abrindo espaço para Correa no meio, e apostou em Obina no ataque. Assim, Barcos teve a função de sair mais da área, para ajudar na armação das jogadas junto com Patrick Vieira.
Com essa formação, o Palmeiras tentou pressionar no começo do jogo. Logo aos 4 minutos, Obina cabeceou com perigo. Mas o Fluminense, mesmo apostando nos contra-ataques, também ameaçou. Aos 12, por exemplo, Fred exigiu uma linda defesa de Bruno. Nova boa chance palmeirense aconteceu aos 18, quando Barcos virou na área e chutou para fora.
Barcos ainda teve uma nova chance aos 25 minutos, ao cabecear sozinho, mas mandou por cima. A resposta do Fluminense veio aos 38, quando Fred acertou a trave. Aí, quando parecia que o primeiro tempo terminaria empatado, o time carioca fez 1 a 0. Já aos 45, Wellington Nem chutou, Bruno fez grande defesa e a bola sobrou para Fred marcar.
A desvantagem no placar fez Gilson Kleina mudar o time no intervalo, colocando Maikon Leite no lugar de Obina. Mas quem voltou melhor foi o Fluminense, mesmo sem alterações do técnico Abel Braga. Aos 5 minutos, Bruno fez grande defesa em chute de Thiago Neves e Rafael Sóbis chegou a marcar no rebote, mas o lance foi anulado por impedimento.
Melhor em campo, o Fluminense não demorou para ampliar a vantagem. Aos 8 minutos, Fred fez o cruzamento para a área, a bola desviou em Maurício Ramos e acabou encobrindo Bruno. O placar de 2 a 0 chegou a desanimar a torcida palmeirense. Mas, mesmo com a situação muito complicada, os jogadores lutaram em campo para buscar a reação.
Mesmo já sem contar com o especialista Marcos Assunção, que foi substituído por Luan no começo do segundo tempo, o Palmeiras usou a bola parada para chegar ao empate. Em cobrança de escanteio de Correa aos 16 minutos, Barcos aproveitou a sobra na área para fazer o primeiro gol palmeirense, dando um novo ânimo para o time em campo.
O empate veio logo depois. Aos 19 minutos, em cobrança de falta de Correa, Patrick Vieira subiu sozinho na área para deixar tudo igual. Depois disso, o Fluminense ficou acuado e o Palmeiras foi com tudo em busca da virada. A grande chance palmeirense foi aos 30, quando Mauricio Ramos chutou forte e Diego Cavalieri fez defesa fantástica.
Aos poucos, o Fluminense foi se recuperando do susto provocado pelo empate. Assim, teve chance de marcar o terceiro aos 36 minutos, quando Fred ficou sozinho dentro da área e chutou para fora. Na outra oportunidade que teve, no entanto, o artilheiro do Brasileirão não desperdiçou, garantindo a vitória e o título já aos 42.
Com os dois gols no jogo decisivo deste domingo, Fred chegou a 19 e aumentou sua vantagem na artilharia do campeonato. Mas, principalmente, o atacante conduziu o Fluminense ao seu quarto título na história do Brasileirão, repetindo os feitos de 1970, 1984 e 2010 e coroando o grupo vitorioso comandado pelo técnico Abel Braga.
PALMEIRAS 2 X 3 FLUMINENSE  
PALMEIRAS - Bruno; Wesley, Maurício Ramos, Henrique (Román) e Juninho; João Denoni, Marcos Assunção (Luan), Correa e Patrick Vieira; Obina (Maikon Leite) e Barcos. Técnico: Gilson Kleina.  
FLUMINENSE - Diego Cavalieri; Bruno (Diguinho), Leandro Euzébio, Gum e Carlinhos; Edinho, Jean e Thiago Neves; Wellington Nem (Marcos Júnior), Rafael Sóbis (Valencia) e Fred. Técnico: Abel Braga.
GOLS - Fred, aos 45 minutos do primeiro tempo; Mauricio Ramos (contra), aos 8, Barcos, aos 16, Patrick Vieira, aos 19, e Fred, aos 42 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (RS).
CARTÕES AMARELOS - Luan, João Denoni, Carlinhos e Jean.
RENDA - R$ 222.495,00. PÚBLICO - 8.461 pagantes.
LOCAL - Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP).
LANCES DO JOGO
SEGUNDO TEMPO
49min - Acabou! O Fluminense é tetracampeão brasileiro!!
48min - Fluminense está todo recuado no campo de defesa e o Palmeiras pressiona atrás do empate.
46min - O Palmeiras não desisti e tenta, desesperadamente, empatar a partida.
44min - GOOOOOOOOOOOOOOLL DO FLUMINENSE!! Jean vai até a linha de fundo, cruza para trás e acha Fred, que, sozinho, bate de primeira e coloca o Flu na frente! Pode ser o gol do título!
43min - Luan arrisca de fora da área, mas pega fraco na bola e não assusta Diego Cavalieri.
41min - Thiago Neves arrisca de longe e manda direto para fora.
39min - Carlinhos recebe dentro da área, mas manda muito longe do gol.
38min - Jean faz falta forte em Luan e recebe o cartão amarelo.
37min - Após cobrança de escanteio a bola sobra para Fred, que, sozinho, manda para fora! Quase gol do Fluminense.
35min - Diguinho avança pelo meio e arrisca de muito longe, mas a bola desvia e sai pela linha de fundo.
34min - Palmeiras pressiona o Fluminense, mas não consegue criar perigo para Diego Cavalieri.
32min - Alteração no Fluminense: sai Bruno, entra Diguinho.
30min - Após cobrança de escanteio, Maurício Ramos pega o rebote, quase dentro da pequena área, bate a queima roupa e Diego Cavalieri faz ótima defesa e salva o Fluminense.
29min - Palmeiras vem pra cima, quer o gol da virada.
28min - João Denoni tenta cruzamento para área, mas Diego Cavalieri sai e fica com a bola.
27min - Correa invade a área, mas é desarmado pela zaga tricolor.
26min - Correa tenta cobrança de falta, mas a zaga afasta.
22min - Alteração no Fluminense: sai Rafael Sóbis, entra Valencia. Abel Braga preocupado com a marcação da equipe.
21min - Maikon Leite recebe pela esquerda e solta a bomba, mas Diego Cavalieri faz ótima defesa!
19min - GOOOOOOOOOOOOOOOOLL DO PALMEIRAS!! Correa cobra ótima falta para área e Patrick Vieira cabeceia sozinho! É o empate do Palmeiras!
16min - GOOOOOOOOOOOOOOOOLL DO PALMEIRAS!! Após cobrança de escanteio, Barcos pega o rebote e, dentro da área, manda para o fundo do gol!
14min - Mauricio Ramos recebe cruzamento, e, sozinho, cabeceia para fora.
13min - Alteração no Fluminense: sai Wellington Nem, contundido, entra Marcos Júnior.
13min - Alteração no Palmeiras: sai Marcos Assunção, entra Luan.
9min - Alteração de Gilson Kleina não surte efeito e o Palmeiras é dominado pelo Fluminense no segundo tempo.
8min - GOOOOOOOOOOOOLL DO FLUMINENSE!! Fred tenta cruzamento para área, Maurício Ramos desvia e encobre o goleiro Bruno. Gol contra da zaga palmeirense!!
7min - Marcos Assunção cobra escanteio, mas pega muito forte na bola e ninguém consegue cabecear.
5min - Thiago Nevez bate forte da intermediária, Bruno faz ótima defesa e, no rebote, Rafael Sóbis marca. O atacante, porém, estava em posição de impedimento e o gol não vale.
5min - João Denoni tenta lançamento para Maikon Leite, mas a zaga corta em cima da hora.
4min - Thiago Nevez tenta cruzamento, mas manda muito forte e a bola passa por todo mundo.
3min - Agora Wellington Nem acerta o lançamento, Rafael Sóbis bate de primeira e Bruno faz ótima defesa.
2min - Wellington Nem tenta o lançamento longo, mas direto nas mãos de Bruno.
1min - Barcos tenta dominar a bola de costas para a área, mas o juiz marca falta do argentino.
0min - Começa a etapa final!
Alteração no Palmeiras: sai Obina, entra Maikon Leite. Gilson Kleina quer mais velocidade no ataque alviverde.
PRIMEIRO TEMPO
RESUMO: Fluminense começou pressionando nos minutos iniciais, mas o Palmeiras logo conseguiu equilibrar a partida e criar perigo para a zaga tricolor. Abusando das jogadas aéras, Obina e Barcos ganharam todas pelo alto, mas não conseguiram acertar o alvo e abrir o placar para a equipe alviverde. O mais perigoso para os cariocas foi Fred, que, em duas cabeçadas, exigiu ótima defesa de Bruno e outra explodiu na trave. Na terceira oportunidade ele não desperdiçou: pegou rebote do goleiro Bruno e, no último minuto, marcou o dele.
FRASE:
Marcos Assunção (Palmeiras):
 "Não pode vacilar. No último minuto marcamos bobeira e o Fred fez o gol. Não podemos vacilar... Vacilamos e tomamos o gol."
Correa (Palmeiras): "Equipe bem postada, mas acabamos tomando o gol. Vamos ver o que o professor (Gilson Kleina) vai arrumar para vencermos o jogo."
48min - Fim do primeiro tempo!
46min - GOOOOOOOOOOOOOOOOOLL DO FLUMINENSE!! Em uma bobiada da zaga do Palmeiras, Wellington Nem sai na cara do gol, bate, Bruno espalma para o lado, mas Fred chega e manda para o fundo do gol!
43min - Três minutos de acréscimo.
42min - O Fluminense pressiona o Palmeiras nos minutos finais da primeira etapa.
38min - Bruno Vieira cruza da direita, Fred antecipa Maurício Ramos e manda na trave! Quase gol do Fluminense!
36min - Marcos Assunção tenta cobrança de falta, mas erra e manda direto para linha de fundo.
35min - Patrick Vieira escapa pela esquerda, mas é parado pelo marcador. Vuaden marca falta.
33min - Juninho tenta tabela com Barcos, mas o argentino devolve muito forte e a zaga do Flu afasta.
32min - Palmeiras tenta manter a posse de bola, mas, sem criatividade, pouco assusta o Fluminense.
30min - Patrick Vieira não consegue dominar a bola e comete falta no marcador tricolor.
28min - Carlinhos tenta cruzamento para Fred, mas Román antecipa e afasta a bola.
27min - Barcos tenta cruzamento, mas manda na mão de Diego Cavalieri.
25min - Outro ótimo escanteio cobrado por Assunção e, dessa vez, Barcos cabeceia firme e a bola passa com perigo pelo gol do Fluminense.
25min - Assunção cobra ótimo escanteio e Fred afasta para escanteio.
24min - Henrique cai em campo e não continuará no jogo. Alteração no Palmeiras: entra o paraguaio Román no lugar de Henrique.
23min - Volta a rolar a bola!
22min - O árbitro Leandro Vuaden interrompe o jogo para a parada técnica. O calor é muito forte em Presidente Prudente e os jogadores aproveitam para reidratação.
22min - Bruno Vieira cruza, mas a bola passa por todo mundo e sai pela linha de fundo.
21min - Henrique sente pancada na costela fora de campo.
19min - Obina divide bola com Thiago Neves e o meia do Fluminense fica sentindo no chão.
18min - Barcos recebe dentro da área, gira em cima de Gum, mas bate na rede pelo lado de fora.
16min - Carlinhos tabela com Fred, mas bate fraco e Bruno faz fácil a defesa.
13min - Marcos Assunção cobra escanteio, mas Fred, dessa vez na zaga, ajuda a defesa e afasta o perigo.
12min - Fred cabeceia bola perigosa, Bruno faz ótima defesa e salva o Palmeiras!
10min - Fluminense tenta troca de passes, mas erra e deixa de graça para a zaga palmeirense.
8min - Obina recebe na área e, de novo, ganha de cabeça, mas manda para fora.
7min - Palmeiras ataque bem pelo lado direito. Wesley é o responsável pelas jogadas de perigo da equipe alviverde.
6min - Marcos Assunção cobra escanteio, mas a bola passa por todo mundo.
4min - Wesley cruza da direita, Obina cabeceia sozinho e quase abre o placar para o Palmeiras.
3min - Mascos Assunção cobra falta com perigo, e Gum quase faz contra!
3min - Patrick Vieira tenta arrancar pela direita, mas Edinho chega comento falta e mata o ataque palmeirense.
1min - Palmeiras começa assistindo o Fluminense jogar e fica todo recuado no campo de defesa.
1min - Fluminense chega pela primeira vez, mas a zaga afasta sem maiores dificuldades.
0min - Começa o jogo em Presidente Prudente! 

Comentários