4 regras para quem vai fazer uma entrevista



Preparação bem feita aumenta chances de sucesso na entrevista
A preparação do candidato para uma entrevista de emprego pode fazer toda a diferença na hora de garantir uma oportunidade profissional. No entanto, muita gente parece não levar esta máxima muito a sério.

Recente pesquisa realizada pela Robert Walters situou os brasileiros entre os profissionais que menos dedicam tempo para se preparem para a entrevista. O excesso de confiança é tamanho que 71,2% dos entrevistados gastam menos de uma hora nesse processo.
O levantamento, feito em 20 países com mais 2,5 mil pessoas, indica que o Brasil está abaixo da média global já que mais da metade dos entrevistados passa mais de uma hora se preparando para a conversa com o recrutador.
Isso acontece porque a preparação ideal para a entrevista de emprego, na opinião dos recrutadores, é composta de algumas etapas e cumprir todas elas leva tempo. Confira o passo a passo indicado por Claudia Monari, diretora da divisão de outplacement e career planning da Career Center, para fazer antes da entrevista e aumentar as chances de sucesso no processo seletivo:
1 - Repasse seus pontos fortes e fracos
Ao longo da sua trajetória profissional você deve ter percebido o que sabe fazer bem e em que situações encontra dificuldades. “A primeira coisa é se autoconhecer”, diz Claudia.
Quais são as suas habilidades? Que competências você ainda precisa desenvolver? Qual o calcanhar de Aquiles da sua carreira? Repasse momentos que comprovem seus pontos fortes e fracos. Você também pode conversar com pessoas que conhecem o seu trabalho para tentar responder às perguntas indicadas pela especialista.
2 - Relembre projetos dos quais fez parte - Repassar os principais momentos da carreira é fundamental para não engasgar na hora em que o recrutador perguntar o que você construiu nas empresas e cargos pelos quais passou. Vale lembrar que esta é uma das 20 perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego.

Comentários